Três municípios do Vale do Caí estão sendo contemplados com apresentações do espetáculo teatral Em Busca de Sentido, do projeto Carrossel Cultural. Bom Princípio, Feliz e Tupandi contarão com duas apresentações cada, com entrada franca e destinada ao público com mais de 14 anos.

A peça, que é sucesso em São Paulo, se baseia no livro de mesmo nome escrito em 1946 e que retrata as experiências do psiquiatra Viktor Frankl, um detento do campo de concentração na Alemanha nazista. Durante cerca de 45 minutos, o público acompanha as vivências e problemáticas do personagem, que se resumem na frase: “Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se”.

Conforme a psicóloga Jóice Seidl, idealizadora e voluntária da ONG Baleia do Bem e que assistiu à peça em São Paulo, a narrativa traz reflexões existencialistas sobre a vida e seus desafios a partir das experiências do protagonista, que busca encontrar razões para viver. “O espetáculo mostra que, mesmo com todas as voltas que a vida dá, sempre é possível encontrar uma razão para viver”, destaca Jóice, que ao final da peça faz uma análise e reflexão com o público.

“Frankl nos ensina o que ele mesmo viveu nos campos de concentração: que sempre nos sobra a ‘última liberdade humana’, que é a capacidade de escolher a atitude pessoal que se assume diante de determinado conjunto de circunstâncias. Frankl e outros prisioneiros comprovaram a capacidade humana de erguer-se acima do seu destino externo ao optarem por serem ‘dignos do seu sofrimento ‘, observa Jóice.

Além da obra refletir sobre a existência e a busca de sentido para seguir em frente, o espetáculo teatral também é inclusivo. Para deficientes visuais, haverá roteiro da programação com impressos descritivos em braile. Já para deficientes auditivos, a descrição da programação será realizada por meio de um intérprete de libras.

Onde e quando
– Em Tupandi, no dia 1º de dezembro, no Centro de Eventos, às 10h30 e às 19h30
– Em Bom Princípio, no dia 2 de dezembro, no Centro de Eventos, às 14 e às 19h30
– Na cidade de Feliz, no dia 3 de dezembro, no Centro Cultural, às 8h30 e às 14h30

Promotores
O espetáculo conta com a parceria da Lei de Incentivo à Cultura e o patrocínio das empresas Fibraform, Basso Pancotte e Intersul. Tem o apoio da ONG Baleia do Bem
e é uma realização da Steffen Projetos e Eventos, da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here