Mapa atual tem 12 municípios do Vale do Caí em bandeira vermelha e 8 na laranja - Crédito: Governo do Estado

Mesmo com os recursos de Prefeituras e Associações de Municípios, no Vale do Caí oito cidades estarão em bandeira vermelha, de risco alto, a partir de amanhã, terça-feira, dia 14, com vigência até 20 de julho.

No mapa preliminar anunciado na última sexta-feira, 15 regiões do Estado apareciam na bandeira vermelha. Após os pedidos de reconsideração, que foram analisados hoje pelo gabinete de crise, cinco conseguiram ficar na laranja. Com isso, metade das vinte regiões do Estado está na vermelha, de restrições ao comércio e serviços, só podendo funcionar atividades essenciais, para evitar o avanço do coronavírus. A preocupação aumenta porque o Estado já registra quase mil óbitos de pacientes com Covid-19.

Municípios na vermelha

Ao contrário das duas semanas anteriores, não foi aceita a reconsideração para a região da Serra, que tem como referência Caxias do Sul. Com isso, Feliz entra na bandeira vermelha. O mesmo acontece com São José do Sul, que tem como referência Canoas. Outros cinco municípios do Vale do Caí, que pertencem à região 8, de Canoas e tiveram óbitos e internações nos últimos 14 dias, permanecem na bandeira vermelha: Montenegro, São Sebastião do Caí, Portão, Harmonia e Capela de Santana. São José do Hortêncio, que tem como referência Novo Hamburgo, igualmente fica na vermelha.

Uma das alterações no protocolo, anunciadas hoje, segunda-feira, no final da tarde, pelo governador Eduardo Leite, é que o comércio varejista não essencial, mesmo em municípios com bandeira vermelha, está autorizado a funcionar em sistema de pague e leve, tele-entrega e drive thru. 

Municípios na laranja

Os doze municípios do Vale do Caí, que não tiveram mortes ou internações por Covid-19 nas últimas duas semanas e podem seguir na bandeira laranja são: Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Linha Nova, Maratá, Pareci Novo, Salvador do Sul, São Pedro da Serra, São Vendelino, Tupandi e Vale Real.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here