Várias ruas do Caí foram atingidas pela enchente e o rio continua subindo - Crédito: Fábio Fuchs Klein/FN

O rio subiu rapidamente durante a noite e alagou diversas ruas de São Sebastião do Caí, atingindo principalmente o bairro Navegantes. “É uma enchente muito rápida. Em 20 horas o rio Caí saiu de 1m70 às 7 da manhã de terça para 11m60 às 3h da madrugada desta quarta-feira”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Pedrinho Griebler, enquanto atuava na remoção de famílias das áreas ribeirinhas.

No Caí, 73 pessoas foram levadas para o Centro Integrado do bairro Navegantes
– Crédito: Defesa Civil do Caí

Segundo Pedrinho, até a madrugada 16 famílias, com 73 pessoas, foram removidas para o ginásio do Centro Integrado Navegantes, no Caí. No total, Griebler calcula que mais de 350 pessoas estão sendo atingidas pelas cheias no Caí, ficando no próprio imóvel, mas na parte mais alta, indo para o ginásio ou para casa de familiares. E tem a preocupação com a pandemia. “Todas tiveram a temperatura medida. Quem estava sem máscara ganhou uma e também recebeu álcool gel, além do distanciamento de 3 metros na ocupação do ginásio”, explica.

E o rio continuou subindo no Caí. Às 7h da manhã de hoje, quarta-feira, estava em 11m80 pela régua da CPRM. Diminuiu a velocidade da subida, com 16 centímetros na última hora. Mas ainda sobe. Como o rio subiu rapidamente, a expectativa é que ocorra o mesmo para baixar e logo as famílias de flagelados possam retornar para suas moradias.

Montenegro está em alerta com o rio chegando na cota de inundação
– Crédito: Defesa Civil

Em Montenegro o rio continua subindo e se aproxima da cota de inundação de 6 metros. No início da manhã de hoje, às 6h30, estava em 5m73cm. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Elton da Silva, o município está em alerta.

Na região da Serra o rio já está baixando rapidamente. Pela régua da CPRM em Caxias do Sul, na localidade de Nova Palmira, o rio chegou a subir 6m20cm, mas desde o início da noite passada está baixando, já tendo regredido mais de 3 metros e deixou a cota de inundação.

A previsão é de que a chuva diminua e não continue nos próximos dias. A preocupação maior passa a ser o frio, já que a previsão é de forte queda nas temperaturas.

1 COMENTÁRIO

  1. Observa-se a quantidade de lixo que é toda levada pro rio !!! Qdo a prefeitura vai começar a realmente se preocupar com isso? Em grande parte a enchente é causada pelo acúmulo de lixo no rio. Sim. Pelo menos pra amenizar não dá, senhor prefeito???

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here