Em Montenegro o nível do rio já está mais alto do que na semana passada Defesa Civil/Reprodução

Em uma semana, pela segunda vez o Vale do Caí corre o risco de enchente. No final de semana passado faltou pouco. Chegou a atingir a cota de inundação em São Sebastião do Caí, com 11m12cm no sábado, mas poucas ruas do bairro Navegantes ficaram alagadas. Já em Montenegro não passou dos 5m87cm, conforme a régua da CPRM.

No Caí a inundação é menor do que semana passada Fábio Fuchs Klein/FN

Com as fortes chuvas dos últimos dias e o rio ainda cheio, aumento a possibilidade de enchente. O rio subiu rapidamente, assim como os arroios que são seus afluentes. No Caí subiu mais de 7 metros desde sexta-feira. Mas agora de tarde a elevação perdeu força. Na tarde deste domingo, às 17h alcançou 10m47cm. A cota de inundação no Caí é de 10 metros. Por isso, assim como na semana passada, já tem algum alagamento, mas sem gerar maior preocupação porque na última hora, entre 16h e 17h, subiu apenas 1 centímetro. Não foi necessária a remoção de famílias. Na Serra o rio inclusive já está baixando, como acontece em Nova Palmira e Linha Gonzaga, ambas localidades de Caxias do Sul.

Algumas ruas do bairro Navegantes, no Caí, chegaram a ficar alagadas
Fábio Fuchs Klein/FN

Em Montenegro o rio Caí também já atingiu a cota de inundação, que é de 6 metros na régua da CPRM. Isso ocorreu no final da manhã de hoje e às 16h30 já atingiu 6m20cm. Portanto em Montenegro está tendo um nível maior do que uma semana atrás. Mas está perdendo força. Entre 14h30 e 15h30 subiu 6 centímetros por hora. Mas na última hora, entre 15h30 e 16h30, só subiu 3 centímetros por hora.

A preocupação é com a possibilidade de mais chuva até amanhã, segunda-feira, tanto no Vale do Caí como na região da Serra. Já a partir de terça-feira não tem mais previsão de chuva. Por isso é importante continuar de olho no tempo e no monitoramento do rio.

Deixe seu comentário