Reprodução/FN

No próximo sábado, dia 10, às 10h da manhã, acontece na margem da RS 240 (número 1401, antigo endereço da Casa das Cucas), o evento oficial de lançamento da Frente Parlamentar de apoio à extensão da BR 448. A mobilização deverá ter a presença de lideranças como prefeitos, parlamentares e comunidade.

Em junho deste ano foram retomados os estudos para o prolongamento da BR 448 (Rodovia do Parque) até Portão. A obra é de grande importância para o Vale do Caí, pois vai facilitar e encurtar a ligação com Porto Alegre e Região Metropolitana. Uma nova Frente Parlamentar foi criada pela Câmara dos Deputados. E agora vai ocorrer o lançamento oficial.

Novo trecho, de 18,7 quilômetros, deve ser construído entre Sapucaia e Portão
– Crédito: Câmara de Portão

A ordem de reinício da Elaboração do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental foi assinada no último dia 28 de junho. O documento era aguardado para que seja dado andamento ao projeto estendendo a rodovia de Sapucaia do Sul até Portão. Através do estudo deverá ser definida a alternativa mais viável para o prolongamento da BR 448, incluindo levantamento de engenharia, impacto ambiental e econômico. A expectativa é de que o estudo esteja concluído no segundo semestre deste ano.

Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o novo trecho deverá ter 18,7 quilômetros, desde Sapucaia do Sul até a ERS 240 em Portão. O investimento no estudo será de aproximadamente 750 mil reais. Já a obra tem custo estimado de 1 bilhão de reais. O Governo Federal estuda a concessão da obra à iniciativa privada, já que não dispõe de recursos para a sua execução. Uma das justificativas para agilizar a obra é de que irá também desafogar a congestionada BR 116.

Além do Vale do Caí, a extensão da Rodovia do Parque irá beneficiar o Vale do Sinos, Serra e região Norte do Estado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here