Reunião em Brasília aconteceu ontem, com a presença do senador Lasier Martins - Reprodução/FN

O senador Lasier Martins (PSD/RS) participou ontem, terça-feira, dia 4, de nova audiência no Ministério da Integração Nacional para solicitar agilidade no andamento do projeto de macrodrenagem do Rio do Caí. O secretário nacional de Proteção da Defesa Civil, coronel Renato Newton, pediu a ampliação do estudo de viabilidade técnica, incluindo município de Caxias do Sul. Segundo ele, isso é fundamental para que se saiba exatamente as intervenções que devem ser realizadas na ação de controle dos alagamentos rotineiros.

Ao todo, são necessários cerca de R$ 5 milhões para finalização dos estudos e projeto executivo da obra que atende a antiga demanda dos municípios atingidos pelas cheias – como Montenegro, São Sebastião do Caí, Pareci Novo e cidades próximas.  “A solução para esse problema é emergencial, as comunidades não podem mais contar apenas com medidas paliativas”, observou o senador.

Foi solicitada a ampliação do estudo da Bacia Hidrográfica do rio Caí
– Reprodução/FN

O ministério garantiu que após a entrega do relatório ampliado autorizará a liberação dos R$ 3 milhões para finalizar a fase de estudos de impacto ambiental e riscos. Participaram da audiência o prefeito de Pareci Novo, Oregino José, o secretário de obras e saneamento do Rio Grande do Sul (RS), Rogério Salazar, a diretora do departamento de Regularização Fundiária e Reassentamento do governo do RS, Kellen Mattos e deputado federal, José Stédile (PSB/RS).

Deixe seu comentário