Dos vinte municípios da Amvarc, apenas São José do Hortêncio e Portão aparecem em bandeira vermelha - Crédito: Governo do Estado

O Governo do Estado divulgou nesta sexta-feira, dia 18, o mapa preliminar da próxima semana no Sistema de Distanciamento Controlado. A grande maioria dos municípios do Vale do Caí continuam na bandeira laranja, de risco médio, que permite a flexibilização do comércio e serviços, incluindo também o retorno de atividades esportivas, volta às aulas presenciais e protocolos menos restritivos. Das vinte cidades integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), apenas Portão e São José do Hortêncio, que fazem parte da região covid de Novo Hamburgo, ficaram em bandeira vermelha. E mesmo assim podem adotar protocolos de bandeira laranja graças a cogestão. Todas as outras cidades do Vale do Caí, que tem como referência os municípios de Canoas e Caxias do Sul, permanecem na bandeira laranja.

Desde que o governo passou a divulgar um mapa preliminar do Distanciamento Controlado, a partir da criação de uma instância recursiva, há três meses, o Rio Grande do Sul não apresentava um número tão baixo de bandeiras vermelhas. A classificação prévia da 20ª semana do Distanciamento Controlado traz cinco bandeiras vermelhas concentradas nas regiões Metropolitana e Missioneira – mesmo número da sétima rodada, em 20 de junho, quando o governo passou a aceitar pedidos de reconsideração antes de anunciar o mapa semanal vigente. Com isso, a maior parte do território gaúcho ficou em cor laranja – são 16 regiões classificadas com risco médio.

Houve avanços nos indicadores de propagação da doença e de capacidade de atendimento na última semana. Entre os destaques, estão a queda de 3% em internações por Covid-19 tanto nos leitos clínicos (de 803 para 778) quanto nos de UTI (713 para 693). O número de óbitos pela doença apresentou leve queda, sendo considerado estável, entre as duas últimas quintas-feiras (de 340 para 338). O número de casos ativos aumentou 7% (de 10.066 para 10.793).

Pedidos de reconsideração podem ser encaminhados até às 6h da manhã de domingo e na segunda-feira será divulgado o mapa definitivo da próxima semana, que passará a vigorar a partir do dia seguinte.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here