Governo do Estado não aceitou nenhum pedido de reconsideração - Crédito: Governo do Estado

Segue preocupante a situação da pandemia no Rio Grande do Sul. O mapa preliminar do sistema de distanciamento controlado do Governo do Estado, divulgado nesta sexta-feira, coloca 20 das 21 regiões Covid em bandeira vermelha de risco alto, e apenas uma, de Taquara, aparece no laranja.

Como o Governo suspendeu a cogestão, todos os municípios do Vale do Caí, exceto os sete que não tiveram mortes e internações nos últimos 14 dias, permanecem em bandeira vermelha. Podem prosseguir em bandeira laranjas os municípios de Linha Nova, São Vendelino, Brochier, Harmonia, São José do Sul e São José do Hortêncio. Todos os outros 13 municípios da região aparecem em bandeira vermelha no mapa preliminar, sem poder utilizar protocolos de laranja. Até às 6h da manhã de domingo, municípios e associações ainda podem enviar pedidos de reconsideração ao mapa preliminar. Os pedidos serão analisados pelo Gabinete de Crise na segunda-feira, quando serão anunciadas as bandeiras definitivas vigentes de 8 a 14 de dezembro.  “Precisamos reforçar a necessidade de cuidados e reduzir a circulação de pessoas e conter a propagação de coronavírus no Estado. Agora, o que queremos é que as pessoas se encontrem menos, em festas e confraternizações, ou mesmo em parques e locais públicos, onde tendem a se cuidar menos. Não é hora de aglomerações. Reduzir contatos é muito importante nesse momento, porque quebramos o ciclo de contágio”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Houve piora em todos os indicadores no Estado. Entre as maiores variações estão o número de casos de Covid-19 ativos (aumento de 20%), os internados em leitos clínicos com Covid-19 registrados nos últimos sete dias (+15%) e os óbitos nos últimos sete dias (+29%). E as regiões Covid integradas por municípios do Vale do Cái, que tem como referência Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Canoas, estão entre as com maior número  de novas hospitalizações. Houve nova redução nos leitos livres de UTI, chegando ao menor nível desde o início do Distanciamento Controlado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here