Seis cidades do Vale do Caí, que estão em bandeira vermelha, foram beneficiadas pela medida - Arquivo/FN

Municípios classificados com bandeira vermelha no Distanciamento Controlado do Governo Estadual podem abrir comércio não essencial e restaurantes, de forma limitada, conforme o Governador Eduardo Leite anunciou ontem, terça-feira, dia 4. De acordo com a proposta, a medida foi tomada em função da estabilização da demanda por internações em UTIs, ainda que em patamar elevado para pacientes com Coronavírus.

A medida beneficia principalmente lojas e restaurantes que antes estavam impedidos de receber clientes em seus estabelecimentos e só podiam atender com tele-entrega e pague e leve. No Vale do Caí os novos protocolos beneficiam seis cidades que estão em bandeira vermelha: Montenegro, São Sebastião do Caí, Portão, Harmonia, Capela de Santana e São José do Sul. Com a alteração, estabelecimentos não essenciais poderão receber clientes de quarta a sábado, e restaurantes estão autorizados a abrir de segunda a sexta, na faixa de horário do almoço. O comércio varejista não essencial fica autorizado a abrir, com restrições, de quarta a sábado, das 10h às 16h. As medidas passam a valer já nesta quarta-feira, dia 5.

Regras para funcionamento do comércio de rua 
– Permite 25% de trabalhadores (somente para estabelecimentos com mais de três funcionários);
– Respeito ao teto de ocupação (número máximo de pessoas conforme área do estabelecimento);
– Abertura exclusiva de quarta-feira a sábado, em horário reduzido das 10h às 16h, para não coincidir com a movimentação de serviços essenciais.

Regras para restaurantes 
– O atendimento presencial restrito passa a ser permitido na bandeira vermelha, com dias e horários reduzidos e reforço dos protocolos obrigatórios;
– Incluir aviso visível aos frequentadores sobre a lotação máxima nas bandeiras amarela, laranja e vermelha, para reforçar distanciamento mínimo. Na bandeira amarela, a lotação máxima é de 75%. Na bandeira laranja, é de 50%. Na bandeira vermelha, passa para 50% de trabalhadores e 25% de lotação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h;
– As modalidades de tele-entrega, drive thru e pague e leve seguem permitidas durante todos os dias da semana;

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here