Municípios sem óbitos ou internações nos últimos 14 dias estão se mantendo na bandeira laranja - Crédito: Governo do Estado

Esta sexta-feira, 10 de julho, será mais um dia de expectativa para os municípios no anúncio das bandeiras do sistema de distanciamento controlado.

Alguns municípios da região, como Montenegro, São Sebastião do Caí, Portão e Pareci Novo, já estão três semanas na bandeira vermelha, de restrições ao comércio e serviços, só podendo funcionar atividades essenciais. Na mesma bandeira estão atualmente Harmonia, Capela de Santana e São José do Hortêncio. As demais cidades do Vale do Caí estão na bandeira laranja, que permite a flexibilização. Mesmo cidades que estão em regiões com bandeira vermelha puderam se manter na laranja por não terem óbitos ou internações por coronavírus nas últimas duas semanas.

O anúncio de mais uma etapa deve ocorrer no final da tarde por parte do Governo do Estado. Depois do anúncio, as Prefeituras e Associações de Municípios têm até as 8 horas da manhã de domingo para pedir reconsideração. Os recursos serão analisados pelo gabinete de crise e o resultado sai na segunda-feira de tarde, passando a vigorar a bandeira no dia seguinte. Os municípios vinculados a região de saúde da Serra, que tem como referência Caxias do Sul, conseguiram reverter a bandeira vermelha nas duas últimas semanas e através de recurso continuaram na laranja. Já a região que tem como referência Canoas, que é a maioria das cidades da região, segue na vermelha, devido ao aumento no número de óbitos e internações decorrentes da pandemia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here