Mapa definitivo desta semana foi anunciado hoje e todo o Vale do Caí agora está em bandeira laranja - Crédito: Governo do Estado

O mapa definitivo desta semana no Sistema de Distanciamento Controlado foi apresentado na tarde desta segunda-feira, dia 14, passando a vigorar a partir de amanhã, terça-feira. O Gabinete de Crise do Estado aceitou o pedido de reconsideração da Serra, permitindo que a região covid que tem como referência Caxias do Sul permaneça na bandeira laranja, de risco médio, podendo flexibilizar o comércio e serviços. Isso beneficia três cidades do Vale do Caí: Bom Princípio, Feliz e Alto Feliz. Outras três cidades da mesma região covid – São Vendelino, Vale Real e Linha Nova, ficariam em bandeira laranja por não ter óbitos e internações por Covid-19 nas últimas duas semanas.

Conforme o Governo do Estado, o indicador de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias na região da Serra obteve bandeira amarela devido à redução de 8% nos registros no comparativo entre as semanas (127 na atual, ante a 117 na semana anterior). O número de internados em leitos clínicos Covid também caiu de 97 para 82 nos últimos sete dias. Esses indicadores foram levados em consideração pelo Gabinete de Crise, que optou por manter a região em bandeira laranja. Com isso, os municípios podem inclusive retomar as aulas presenciais na educação infantil, o que só é permitido em bandeira amarela ou a pelo menos duas semanas em laranja.

Com o recurso aceito, todo o Vale do Caí agora está em bandeira laranja. No Rio Grande do Sul, das 21 regiões covid, apenas cinco estão em bandeira vermelha e as demais todas na laranja. Um total de 185 cidades, dos 497 municípios gaúchos estão sob bandeira vermelha, o que corresponde a 36,7% da população gaúcha. Desse total, 94 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente a 3,6% da população gaúcha (405.017 habitantes).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here