Mesmo em bandeira vermelha, municípios como Montenegro e Caí poderão flexibilizar o comércio e serviços - Crédito: Governo do Estado

O governador Eduardo Leite anunciou no final da tarde desta segunda-feira, dia 3, o mapa definitivo do sistema de distanciamento controlado do Governo do Estado para esta semana. Após os recursos houve mudança em relação ao mapa preliminar divulgado na sexta-feira. Das vinte regiões, seis seguem na bandeira vermelha e 14 na laranja.

Para o Vale do Caí à principal mudança é de que os municípios que tem como referência Caxias do Sul, podem ficar na bandeira laranja, de risco médio, que permite maior flexibilização no comércio e serviços, já que foi aceito o pedido de reconsideração da região da Serra. Isso beneficia principalmente Bom Princípio, Feliz e São Vendelino, que estavam em bandeira vermelha e podem voltar para a laranja. Alto Feliz, Linha Nova e Vale Real já estavam em laranja porque não tiveram mortes ou internações nos 14 dias antes do anúncio do mapa preliminar. Neste mesmo critério, podem seguir em bandeira laranja: Barão, Brochier, Maratá, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São Pedro da Serra e Tupandi.

Seis cidades do Vale do Caí, que tem como referência Canoas e tiveram óbitos ou internações nas duas últimas semanas, seguem em bandeira vermelha, de risco alto, entre elas Montenegro, São Sebastião do Caí, Portão, Harmonia, Capela de Santana e São José do Sul. Mesmo com a melhoria nos índices, principalmente na queda de internações e óbitos, ainda não foi possível a volta de todos os municípios do Vale do Caí para a bandeira laranja, o que segue provocando prejuízos para as atividades econômicas. Mas o governador admitiu que, caso os índices continuem melhorando, nos próximos dias podem ser adotados protocolos com menos restrições, beneficiando atividades comerciais que atualmente estão sendo prejudicadas, como lojas e restaurantes.  “Se houver a manutenção dessa estabilização, podemos discutir protocolos para a bandeira vermelha que permitam o funcionamento das atividades comerciais”, declarou, otimista quanto a melhoria neste mês de agosto. Isso pode ser definido amanhã, terça-feira, quando o governador terá reunião virtual com os presidentes das associações regionais, incluindo a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC), e também da Famurs.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here