
Novamente a falta de luz, decorrente dos ventos fortes, está causando prejuízos e transtornos em vários pontos do Vale do Caí. A queda de galhos e árvores na rede de energia é um problema antigo que vem se repetindo, assim como postes de madeira podres que ainda não foram substituídos.
Moradores, produtores e comerciantes reclamam da demora no conserto por parte da RGE Sul. Em razão do calor a situação fica ainda mais crítica, principalmente quando depende de luz para a refrigeração, como de produtos em geladeiras e freezers, aviários e pocilgas. Isso sem contar o sofrimento das próprias pessoas, principalmente crianças e idosos.
A concessionária justifica que vem procurando atender para restabelecer o fornecimento de luz, mas a demanda é grande. Em vários locais, principalmente em localidades do interior, falta luz desde o temporal de sexta-feira. É o caso de localidades de Tupandi e Bom Princípio, municípios onde inclusive já foram feitos abaixo-assinados pedindo providências quanto as constantes interrupções no abastecimento. O mesmo também ocorre em pontos de Harmonia, Caí e Montenegro.
No Caí estariam ocorrendo problemas de falta de luz em locais como o Loteamento Laux e a Vila Progresso. Já em Tupandi uma das localidades mais atingidas é a de Santa Rita, alem de outras onde a energia estaria sendo restabelecida. Em Montenegro muitos moradores de Linha Catarina estão protestando contra a falta de luz. E em outros pontos da região os moradores também estão sofrendo.
Sem luz desde quinta em família com criança com paralisia cerebral
Uma situação mais preocupante foi relatada pelo jornal O Diário, envolvendo uma família de São José do Hortêncio. Na casa de uma criança que tem paralisia cerebral falta luz desde quinta-feira. O temor é de que a menina, de seis anos, sofra crises de convulsão devido ao intenso calor.
A família está sem luz devido ao rompimento de um fio na Estrada São José do Hortêncio. A RGE alegou que equipes estão trabalhando para restabelecer a energia, mas não deu previsão para o conserto.
Bom agora mesmo está sem luz
E n tem nem um vento forte ou chuva pra ter caído a luz