No último final de semana já choveu bastante e por pouco não teve enchente - Crédito: Renato Klein/FN

Assim como nos finais de semana anteriores, o próximo também poderá ter grande volume de chuva. A Defesa Civil dos municípios da região está em alerta. Conforme o Climatempo, Áreas de instabilidade continuam se formando entre a Argentina, o Paraguai e o Brasil e espalham nuvens bastante carregadas sobre os estados da Região Sul, com potencial para provocar chuva forte já nesta quinta-feira. O maior risco para temporais é para áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mas, a população da Região Sul deve ficar muito atenta para novas tempestades amanhã, sexta-feira, 10 de maio, e no fim de semana, por causa da passagem de uma forte frente fria.  Além de aumentar o risco de chuva forte e de ventania nos três estados da Região Sul, espera-se queda da temperatura.

O principal alerta é para amanhã, sexta-feira. Conforme aviso meteorológico, podem ocorrer chuvas intensas, de até 50 milímetros. A preocupação é com o risco de alagamentos e enchente, além de quedas de árvores e postes, o que pode ocasionar também interrupção na energia elétrica. No último final de semana já ocorreram alagamentos e os níveis dos arroios e do rio Caí subiram bastante, inclusive ocorrendo alagamentos em alguns pontos. E tem previsão novamente de muita chuva para a Serra, principalmente para sábado. O volume acumulado de chuva no final de semana na Serra pode superar os 100 milímetros. Por isso o alerta sobre o nível do rio Caí.

Coordenador da Defesa Civil em São Sebastião do Caí e com grande experiência na questão das cheias, Pedrinho Griebler, alerta que, se confirmar o grande volume de chuva, principalmente na Serra, de mais de 100 milímetros, pode se projetar uma enchente no município entre 12,50 e 13 metros, algo que não acontece desde 2017. Ele ressalta a importância da Defesa Civil produzir alertas antecipados sobre a possibilidade de desastres naturais, como enchentes, para a população se prevenir.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here