Reprodução/FN

Em pronunciamento na tarde desta quarta-feira, dia 15, o governador Eduardo Leite anunciou que os municípios do interior gaúcho poderão reabrir as atividades de comércio e serviços, desde que adotadas as devidas medidas de higiene, limpeza e distanciamento. A flexibilização autoriza a reabertura do comércio no Vale do Caí, o que já vinha ocorrendo gradativamente desde o último dia 10 de abril. Entretanto, o governador anunciou que as restrições de fechamento do comércio prosseguem nas Regiões Metropolitanas de Porto Alegre e Caxias do Sul, em novo decreto válido até 30 de abril, devido à maior incidência de casos de coronavírus.

No Vale do Caí, apenas Montenegro, São Sebastião do Caí, Capela de Santana e Portão estão incluídos na Região Metropolitana. As demais 16 cidades da região estão liberadas para a reabertura do comércio e serviços, conforme  os decretos municipais. Isso pode ser alterado de acordo com a mudança de cenário. As novas regras de distanciamento social, do Governo do Estado, ainda serão publicadas em decreto. Segundo o governador, é um modelo de distanciamento controlado. Eduardo Leite justificou a liberação nos municípios do interior porque o Estado tem uma das menores taxas de casos de Covid-19 do país.

Montenegro emitiu novo decreto no início da tarde de ontem, de flexibilização do comércio, antes do pronunciamento do governador. Caí também já tinha flexibilizado. Nas duas cidades seguem valendo os decretos municipais, do funcionamento do comércio e serviços, mas com restrições. As Prefeituras dos dois municípios, através de seus departamentos jurídicos, estão analisando a situação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here