Vale Real (foto), Bom Princípio e Feliz foram os municípios mais atingidos pela enxurrada - Crédito: Eduardo Müller

A chuva forte da madrugada desde sábado, 4 de maio, provocou muitos estragos e transtornos em vários municípios da região. Os mais atingidos foram Vale Real, Bom Princípio e Feliz. A enxurrada provocou danos nas estradas e ruas, alagamentos onde a água chegou a invadir casas e estabelecimentos, além de outros prejuízos.

No Vale Real, a força da água chegou a arrancar parte do asfalto
– Crédito: Eduardo Müller

No Vale Real a chuva torrencial um arroio transbordou e alagou um trecho da Rua Rio Branco, onde a água invadiu residências e estabelecimentos comerciais. Parte do asfalto, na esquina das Ruas Paris e Maximiliano Krewer, foi arrancado pela força da água. Também muitos problemas no centro, em Arroio do Ouro e no Loteamento Parque Real. A ponte que liga o Vale Real com Feliz, no Bananal, está interrompida devido ao nível alto do rio Caí.

 

Em Santa Teresinha (Bom Princípio), Bombeiros lavam a pista após alagamento e muito barro
– Reprodução/FN

Em Bom Princípio os maiores transtornos são na localidade de Santa Teresinha. Um arroio transbordou e alagou ruas e casas como no cruzamento da Rua Pedro Neis com Avenida Tenente Coronal Jacob Selbach Júnior. Além da água, o trecho ficou tomado de barro. Também a cratera no antigo traçado da RS 122, agora Avenida Emancipação, entre o acesso para a UPA e a Rua Irmão Weibert, voltou a se abrir. O trânsito no local está liberado, mas os motoristas devem tomar cuidado porque parte da pista está interditada, com a colocação de sinalização.

Na Feliz também ocorreram prejuízos. Uma das localidades mais atingidas foi Arroio Feliz. Parte da pista, na altura do quilômetro 01 da VRS 826, que liga com Alto feliz, acabou desmoronando devido à força da água que passa numa tubulação. A estrada próxima da sede do Benfica ficou alagada e com muitas pedras e barro. Na localidade de Canto Dewes, no Arroio Feliz, o arroio transbordou, inundando propriedades e moradias.

Rio Caí subiu muito

O nível do rio Caí, assim como de arroios, está alto e também preocupa. Em razão da chuva não só no Vale do Caí, mas também na região da Serra, o nível do rio subiu cerca de 5 metros, conforme a régua da CPRM que faz o monitoramento na localidade de Nova Palmira, em Caxias do Sul, onde já alcança a cota de inundação.

No Caí também já está em situação de alerta, pois o rio também subiu cerca de 5 metros. Segundo a régua da CPRM, chegou nesta manhã a 7 metros e 34 centímetros. Subiu 59 centímetros entre 9h e 10h da manhã deste sábado, já deixando a Defesa Civil em alerta. A inundação no Caí começa a partir dos 10 metros.

A preocupação é que existe mais previsão de chuva para os próximos dias, tanto para o Vale do Caí como para a Serra.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here