Café da manhã do Bispo com a imprensa da região foi alusivo ao Dia Mundial das Comunicações - Crédito: Diocese/Divulgação

O bispo diocesano, Dom Carlos Romulo, e o coordenador de Comunicação da Diocese do Vale do Caí, padre Diego Knecht, receberam jornalistas e comunicadores para um café da manhã na última quarta-feira, 22 de maio. A segunda edição do encontro com a imprensa foi realizada na Cúria Diocesana, em Montenegro, e contou com representantes de diversos veículos de comunicação da região, entre eles o jornal Fato Novo.

A iniciativa é motivada pelo Dia Mundial das Comunicações, celebrado anualmente no dia da Ascensão do Senhor, que em 2019 acontece dia 2 de junho. Há 53 anos, o papa sugere um tema para reflexão. Neste ano, Papa Francisco propôs “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. “A rede social pode mobilizar as pessoas para, por exemplo, atos de solidariedade, mas também há o risco de serem instrumentalizadas”, observou Dom Carlos nesta manhã, destacando que, apesar da proximidade que o meio virtual pode trazer, não se deve esquecer que todos somos humanos, membros de uma sociedade.

Dom Carlos lembrou a preocupação com as notícias falsas, as chamadas fake news, que foram o tema do Dia Mundial das Comunicações no ano passado. Neste o Papa propôs a importância dos meios de comunicação para congregar e não para dividir as pessoas. “As redes sociais, como facebook e whatsapp, são importantes. Mas as pessoas não devem deixar de se encontrar, de conviver, como família, amigos e comunidade”, ressaltou. Dom Carlos está completando dois anos na Diocese, a frente de trinta paróquias, de 32 municípios e 395 mil habitantes. São 358 comunidades, atendidas por 44 padres e 976 ministros. “São comunidades muito acolhedoras”, elogia.

Durante o café, padre Diego apresentou brevemente a estrutura da Diocese. Na sequência, Victor Oliveira salientou as iniciativas realizadas pelo setor de Comunicação e o vídeo comemorativo dos 10 anos da Diocese, celebrados em setembro do ano passado. Em uma conversa informal, que é a proposta do encontro, os comunicadores puderam fazer perguntas e falaram sobre a relação dos meios de comunicação com a Diocese. Todos receberam uma pasta com a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações e materiais produzidos pela Diocese.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here