Municípios em bandeira vermelha podem recorrer até domingo e mapa para as próximas duas semanas será divulgado na segunda-feira - Crédito: Governo do Estado

Pelo anúncio de hoje, sexta-feira, dia 26, quatro municípios do Vale do Caí vão continuar na bandeira vermelha por mais duas semanas: Montenegro, São Sebastião do Caí, Pareci Novo e Portão, todos pertencentes a região de Canoas no sistema de distanciamento controlado do Governo do Estado. Já Bom Princípio, que pertence a região de Caxias do Sul, também pode voltar para a vermelha. Pela lista do Estado, Bom Princípio é o único dos seis municípios do Vale do Caí, integrantes da região da Serra, que teve internação por coronavírus ou óbito nos últimos 14 dias. Inclusive uma idosa, de 77 anos, de Bom Princípio, que veio a falecer na última sexta-feira em decorrência de doenças pré-existentes e estava internada em Farroupilha, foi testada positivo para Covid-19. O município alega que ela estava internada faz cinco meses, antes mesmo da pandemia, e faleceu em decorrência de problema oncológico.

 

Portanto, pela divulgação de hoje, os municípios de Montenegro, Caí, Pareci Novo, Bom Princípio e Portão, do Vale do Caí, estarão na bandeira vermelha por duas semanas. Isso implica em fechamento do comércio e serviços, só podendo funcionar atividades essenciais. Os prefeitos tem até às 8h da manhã de domingo para apresentar recurso que será analisado pelo Gabinete de crise. E na segunda-feira é divulgado o mapa definitivo que passa a vigorar no dia seguinte. E caso não tenham êxito em recurso, só poderá mudar a bandeira, caso melhore a situação, após 12 de julho.

Outros 15 municípios do Vale do Caí, que não tiveram óbitos e internações nos últimos 14 dias, poderão ficar na bandeira laranja. Pela lista do Estado, são eles: Barão, Brochier, Capela de Santana, Harmonia, Maratá, Salvador do Sul, São José do Sul, São Pedro da Serra, Tupandi, São José do Hortêncio, Alto Feliz, Feliz, Linha Nova, São Vendelino e Vale Real.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here