A retomada das aulas presenciais pelas escolas gaúchas, questão que vem sendo discutida pelo Governo do Estado e pela Famurs, alimenta dúvidas e preocupações entre os prefeitos do Vale do Caí. A questão foi pautada durante videoconferência da Amvarc na manhã dessa sexta-feira e o entendimento dominante é de que a volta das atividades do Ensino Infantil já no próximo dia 31, em municípios nas bandeiras amarela e laranja, seria precipitada.
Conforme cronograma prévio do Estado, o Ensino Superior voltaria no dia 14 do próximo mês. Na semana seguinte, seria a vez dos ensinos Médio e Técnico. No dia 28 de setembro, voltariam às salas de aula os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental. Alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental retornariam no dia 8 de outubro.

“A maioria dos municípios não quer a volta agora e nem concorda que a Educação Infantil volte primeiro. Não temos data definida, mas achamos dia 31 de agosto cedo”, afirmou à reportagem do Fato Novo o presidente da Amvarc, vice-presidente da Famurs e prefeito de Harmonia, Lico Fink (PSDB).
Ainda que acredite numa retomada das aulas nas escolas durante o mês de setembro, Lico reconhece a preocupação de que, dependendo da evolução da pandemia, as escolas possam seguir fechadas no restante do ano. A qualidade do ensino online também alimenta dúvidas por parte do gestor. “Está muito difícil, falta infraestrutura no interior, principalmente”, acrescentou.