Divulgação/FN

Assim como já aconteceu na Semana da Pátria, em razão da pandemia a programação da Semana Farroupilha também não terá atividades presenciais. Mas terão eventos culturais transmitidos de forma online.

Geração da chama crioula da 15ª Região Tradicionalista ocorreu em Montenegro
– Reprodução/FN

A chama crioula já foi acesa em várias cidades do Estado. Desta vez não teve cavalgada para buscar a centelha em evento estadual. No Vale do Caí a geração e expansão da chama ocorreu na sede da 15ª Região Tradicionalista, em Montenegro, no último sábado, com transmissão por rede social. A entidade regional terá atividades online a partir desta sexta-feira, quando às 19h30 terá live no Instagram sobre o papel da poesia em nossas vidas. Já no sábado, no mesmo horário, videoconferência no Google Meet, com apresentação das pesquisas da Reculuta. Domingo, 9h da manhã, no Google Mett, evento cultural Tradição e Afeto. Dia 15, terça-feira, 20h, live no Instagran com o Gaúchos Sem Fronteira. Dia 17, quinta-feira, 9h, no Google Meet, Sarau de poesia Vivências e Versos. E no dia 18, 19h30, no Google Meet, tem Cante 15ª Região Tradicionalista.

Terá também a programação estadual com lives de artistas e transmitida pela página do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), incluindo também Festival Internacional de Gineteadas, Missa Crioula, entre outras atividades online.

O coordenador da 15ª Região Tradicionalista destaca a importância de manter as tradições. “Temos que nos reiventar e se adequar”, ressaltou, sobre a impossibilidade de realizar eventos como fandangos, tertúlias, acampamentos, rodeios e outras atividades presenciais para evitar aglomerações, exceto em que tenham autorização e ocorram com restrições. Por isso a programação ocorre de forma virtual.

Tradicionalismo no Cemaca

Publicado por Prefeitura de São Sebastião do Caí em Quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Com as restrições impostas pela disseminação do vírus, que determinaram o cancelamento de todas as atividades alusivas à Semana Farroupilha, os alunos do Centro Municipal de Educação de Alunos Caienses (Cemaca) têm usado a internet para manter seus vínculos e o amor às nossas tradições.
Segundo a professora Sandra Henz Vargas, no Mês Farroupilha não será diferente. “Todas as quartas-feiras, através de lives feitas dentro da plataforma Zoom, os alunos são orientados sobre todas as atividades propostas. Desde o início da pandemia essas atividades estão sendo realizadas on line, através de vídeo aulas, reuniões pelo Zoom e grupos de Whattsapp. Cada mês tem um planejamento conforme o calendário e suas datas comemorativas.”

Publicado por Prefeitura de São Sebastião do Caí em Quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Sandra destaca que setembro é especial, pois é o Mês Farroupilha e a família Cemaca Danças Gaúchas irá comemorar esta data virtualmente, com muitas poesias, danças, música, culinária gauchesca, brinquedos folclóricos, chimarrão virtual e um Fandango, “com cada família em suas casas, com todas as medidas de proteção”, destaca ela.
Participam destas atividades, além do grupo do Cemaca, as invernadas das escolas municipais Conceição, Benno Seidel, Dr. Alberto Pasqualini e São José. “As crianças se divertem, unem as famílias, aprendem a nossa cultura, sociabilizam, interagem virtualmente com todos os grupos e, além da dança, resgatam valores como amor à nossa terra e ao tradicionalismo que irão levar para vida toda.”

Confira nos vídeos as participações dos alunos Antônio Euclides Ruschel Neto, do Cemaca, e Giovana Flores Roocks, da Escola Municipal Conceição.

Live e Drive-Thru de churrasco em Montenegro

Montenegro terá uma atividade especial em comemoração ao 20 de setembro, que vai cair no domingo. Live especial entre 11h e 14h, tendo como atrações os grupos Timbre Gaúcho e Na Parceria, mais apresentações de CTGs e DTGs, com transmissão do facebook do Sesc Montenegro. E terá ainda o Drive-Thru de churrasco, a partir das 11h30, no CTG Estância do Montenegro, situado na Rua José Luis. Cartões a venda com os representantes dos CTGs.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here