Programação vai ocorrer nas próprias entidades e dia 20 terá o Desfile Farroupilha (foto) no centro - Arquivo/FN

“Expectativa da Semana Farroupilha voltar ao Centenário em 2019”. Foi o título do Fato Novo em setembro do ano passado, logo depois do encerramento da Semana Farroupilha. Mas ficou só na expectativa. Não vai ser ainda neste ano que o Parque Centenário voltará a sediar as atividades artísticas e campeiras.

Com seus dois ginásios ainda interditados – Azulão e Domingão, novos banheiros ainda fechados, e a pista de rodeio dependendo de melhorias, faz tempo que o Centenário não é palco de eventos. Em anos anteriores, o parque centralizava todas as atividades, incluindo o Acampamento Farroupilha, além de shows, apresentações artísticas, praça de alimentação e provas campeiras de tiro de laço e gineteada. Desde 2016, em razão da falta de prestação de contas da comissão organizadora, não ocorrem mais atrações da Semana Farroupilha no Centenário. A programação, nos últimos dois anos, se dividiu nas próprias entidades tradicionalistas.

A Prefeitura ainda deve decidir se vai liberar a área do Parque Centenário para o acampamento farroupilha. Isso depende da estrutura disponível no parque.

Os homenageados deste ano são os 100 anos da Loja Stoffel e o tradicionalista Ubirajara Pires (Bira). Já o tradicionalista Paixão Côrtes, que faleceu no ano passado, é o homenageado no Estado.

Programação

No próximo domingo, dia 8, às 17h, acontece o Grito Farroupilha, com a chegada da chama crioula no DTG Acácia Negra e apresentações artísticas.

A abertura oficial da programação ocorre no dia 13 de setembro, sexta-feira, no CTG Os Lanceiros, a partir das 19h, com show de Jorge Guedes e Família, seguida de fandango com o grupo Timbre Gaúcho.

Já no dia 14 terá tertúlia no DTG Acácia Negra, além de carreteiro.

Em 15 de setembro, um domingo, a partir das 10h, na Associação dos Colorados (ASCOM), ocorre Torneio de bocha e costelão. No mesmo dia a programação da Semana Farroupilha ainda terá tiro de laço e tertúlia.

No dia 16 o DTG Acácia Negra realiza um trabalho cultural nas escolas. E terá tertúlia no CTG Os Lanceiros.

Dia 17 acontece celebração ecumênica e janta.

Já no dia 18 terá trabalho cultural na escolas, ciranda cultural e carreteiro.

Dia 19, quinta-feira, ocorre sessão solene da Câmara. Na mesma noite, véspera de feriado, a partir das 23h, no Salão União, a ASCOM e o CTG Reminiscências realizam show com o Quarteto Coração de Potro, seguido de Bailanta com o Grupo Cambona.

No feriado de 20 de setembro, sexta-feira, 9h30 da manhã, na Rua Ramiro Barcelos, do centro da cidade, terá o tradicional Desfile Farroupilha, com a participação das entidades tradicionalistas, escolas e empresas. Após ainda ocorre almoço nas entidades, fandango no CTG Os Lanceiros e futebol de bombacha na ASCOM, além do encerramento da programação com a extinção da chama crioula.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here