Arte: ACOM/Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo Municipal de Educação e Saúde (Numesc), promove durante este mês de outubro ações que ajudam a conscientizar um número cada vez maior de mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce, na luta contra o câncer de mama. As atividades são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, EMATER/RS, Sesc, Hospital Unimed, Amigas do Peito, Hospital Montenegro 100% SUS e OASE.

Na terça-feira, dia 15, ocorre a Caminhada do Outubro Rosa. A atividade inicia às 13h30min, com concentração em frente ao Sesc na rua Capitão Porfírio, 2295, seguindo em direção à Estação da Cultura. A caminhada tem como objetivo reforçar a luta contra o câncer de mama e sensibilizar a população, destacando a importância da prevenção.

Após a caminhada, ocorre a Abertura Oficial do evento, às 14h30min, com depoimentos do Hospital Montenegro 100% SUS e palestra do Dr. Ricardo Antônio Boff, Mastologista que trabalha com diagnóstico e tratamento do câncer de mama há mais de 30 anos e destaca-se se como um dos especialistas que mais publica livros, 13 no total, na área da Mastologia no Brasil e na América Latina.

Já na sexta-feira, dia 18, a localidade de Muda Boi recebe um evento com atividades físicas, orientações de saúde, depoimentos e palestra com o Dr. Túlio Farret, Ginecologista Obstetra e Mastologista. As ações, que são voltadas ao público feminino, ocorrem no Ginásio de Esportes da comunidade.

Sobre o Outubro Rosa:

O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula a luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos e ganhou o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas a doença. O símbolo da campanha é um laço rosa.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para prevenir a doença, é importante fazer o autoexame mensal das mamas, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here