Passagem pelas brasas da fogueira é tradicional na festa que acontece em Maratá - Arquivo/FN

Como já é tradicional, sempre na véspera do dia de São João acontece festa na localidade de Macega, em Maratá. Neste domingo, dia 23 de junho, não será diferente. Acontece uma das maiores festas de São João do Vale do Caí, com expectativa de público de mais de 3 mil pessoas. A principal atração da festa é a passagem de pessoas pelas brasas da fogueira.

A passagem pela brasa é opcional. O obrigatório é que todos se divirtam com a tradicional festa que a partir das 22h na primeira pista terá a animação das bandas Brilha Som e Rainha Musical. E na segunda pista terá a equipe Conecsom com o DJ Paulo Martins.

Brasa não queima

Passagem pela brasa costuma ocorrer após meia-noite, mas festa tem baile e outras atrações
– Arquivo/FN

A tradição de caminhar sobre a brasa começou faz mais de 45 anos, na extinta Escola Municipal João Satic, que funcionava na comunidade. Dona Maria Francisca de Vargas, mais conhecida como Maria do João Claudiano, iniciou o ritual de benzer a fogueira para sua família passar. Após isso, ela foi convidada para benzer a fogueira da festa, que começou pequena e foi se expandindo, até chegar à Sociedade Gaúcho de Macega, há mais de 25 anos. Dona Maria iniciou com benzeduras em sua casa e era uma das benzedeiras mais conhecidas da região. Então, de brincadeira, deu início ao ritual da fogueira para divertimento da família. E fez isso até meados de 1995. Ela passou os ensinamentos para seu filho, Elmo Vargas, seu neto Cláudio Ogenal de Vargas e a Elio Garcia da Rosa. E assim continua a tradição.

O que impressiona é o fato de as brasas não queimarem os pés de quem passa. A passagem é feita caminhando normalmente e saudando São João, não havendo lavaredas de fogo, apenas brasas. Dizem que, com a data alusiva ao santo e a crença do benzedor junto com a de quem irá passar, acaba não queimando os pés. Além disso, alguns dizem que há um horário para atravessar as brasas, onde o período é da meia-noite do dia 24 até uma da madrugada do dia 25. Após isso, poderão acontecer queimaduras.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here