Nesta quarta-feira, 5 de dezembro, o projeto Sonora Brasil Sesc traz a Montenegro o grupo pernambucano Coco de Tebei. A apresentação acontece às 15h, na Estação Cultura (Rua Osvaldo Aranha, 2215). A entrada é franca e para esta realização o Sesc conta com o apoio da Prefeitura de Montenegro.
Esse tipo de Coco é praticado por um grupo de agricultores e tecelões da comunidade Olho D’Agua do Bruno, na cidade de Tacaratu, Pernambuco. No espetáculo, as músicas são cantadas por mulheres e dançadas por casais. Não utiliza instrumentos e a base rítmica é marcada pela pisada dos dançadores. O grupo é formado pelas cantadeiras Maria do Carmo de Jesus, Nivalda Rosa Gomes do Nascimento e Maria Nazaré Nunes dos Santos e pelos dançadores José Lira dos Santos e Janaína Maria dos Santos, Edna Nivalda do Nascimento Silva e Agnaldo José da Silva, além de Genivaldo Lira dos Santos e Edilane dos Santos. A sonoridade que resulta do canto somado ao ritmo da pisada remete, de certa forma, a uma ritualística indígena, que se caracteriza pelo contraste de timbre entre o metal das vozes femininas e o som seco da pisada no chão, e pela ausência de nuances em cada um dos elementos.
Sonora Brasil
O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país. O projeto busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes. Promovido pelo Sesc há 20 anos, já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores.