A programação só termina em 20 de janeiro, dia de São Sebastião, quando terá a procissão e programação especial - Arquivo/FN

Uma das mais tradicionais festas religiosas da região e do Estado, a Festa de São Sebastião começa na próxima sexta-feira, dia 11, com uma variada programação até o dia do santo padroeiro, 20 de janeiro. A tradicional Festa da Praça, junto a igreja Matriz, no centro de São Sebastião do Caí, contará novamente com muitas atrações. Diariamente vão ocorrer novenas e shows, além do parque de diversões e da praça de alimentação. A entrada na festa é gratuita.

Área coberta já está montada junto a praça e a igreja Matriz
– Crédito: Renato Klein/FN

São 139 anos de uma festa que atrai não só os fiéis e o público do Caí, mas de toda a região e o Estado. A expectativa dos organizadores é de reunir cerca de 20 mil pessoas durante os dez dias de programação. “Estamos com uma expectativa muito boa. No final de novembro realizamos a pré-novena, que circulou por todas as comunidades e divulgando a festa”, ressalta o padre Alexandre Baptista de Oliveira, que assumiu na Festa de São Sebastião do ano passado. Ele lembra que a estrutura já está sendo montada desde dezembro, para a área coberta, na rua em frente da igreja e no estacionamento, onde ocorrerão os shows, bailes e também ficará a praça de alimentação, além das tendas de comes e bebes, como de cachorro-quente, batata frita, salada de fruta e o famoso pastel de São Sebastião.

PROGRAMAÇÃO

Diariamente, às 20h, acontecem as novenas na igreja Matriz. E depois, a partir das 21h30, as atrações musicais.

Programação musical começa com o show de Wilseu Pause
– Divulgação/FN

Na primeira noite, sexta-feira, dia 11, a missa será celebrada pelo bispo da região, Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva. Nesta mesma noite será apresentado o novo vigário paroquial, Neilor Schuster, que foi ordenado padre no mês passado em Tupandi e celebrou a sua primeira missa em Harmonia, sua terra natal. Diariamente terá também a bênção, que no primeiro dia será dos catequistas e religiosas. E no primeiro dia, logo depois da missa, já terá uma grande atração musical, que será Wilseu Pause e Banda, além do Musical Mig a partir das 23h30.

 

 

Na segunda noite, sábado, dia 12, a novena terá como pregador o padre Claudio Damé, que é natural da Paróquia de São Sebastião. E depois terá a animação do conjunto Gaudérios do Vale e da banda Oh Águia.

Já no domingo, dia 13, a missa será celebrada pelo padre Eduardo Luis Hass e após a animação da banda Bom e Baile.

Na quarta noite, segunda-feira, dia 14, o pregador da novena será o padre Marcos Leandro de Oliveira e depois terá a apresentação do Ministério de Música “Laços de Família”, além da revelação da Boneca Viva.

No dia 15, terça-feira, a missa será celebrada pelo padre Antônio Hochscheidt Becker e após terá a Festa de Arromba Show.

Na quarta-feira, dia 16, o pregador será o padre Carlos Roberto Vicente, que era pároco da Paróquia São Sebastião e hoje está na Conceição. E depois terá a apresentação da Orquestra de Sopros da ACEPH, de Harmonia, e dos Irmãos Azevedo.

Dia 17, quinta-feira, o pregador da novena será o bispo emérito da região, Dom Paulo Antônio De Conto. E depois terá a animação do Magnata Banda Show.

Na sexta-feira da próxima semana, dia 18, o pregador da novena será o padre Miguel Louzada de Almeida. Logo após terá a animação das bandas Brilha Som e Portal G6.

No dia 19, sábado, a missa será celebrada pelo padre Ludinei Marcos Vian. Depois acontecem as apresentações do TAS Studio de Dança com o Show Case de Ritmos e a animação da banda Tok Legal.

O dia de São Sebastião, que é feriado no Caí, neste ano vai cair no domingo. Neste dia, como é tradicional, terá uma programação especial. A partir das 11h30 terá o almoço festivo, no salão paroquial, com sorteio de brindes (Rifão). Cartões para o almoço custam 20 reais com direito a variado cardápio. Já a partir do meio-dia terá a apresentação de Nenê Flores. A missa será mais cedo, às 19h, sendo celebrada pelo pároco Alexandre Baptista de Oliveira. Depois terá a tradicional procissão de São Sebastião pelas ruas do centro. E após ocorre o baile animado pela Banda do Choppão. No último dia terá também o sorteio do Colabore, que conta com 25 prêmios e os cartões já estão sendo vendidos na Paróquia. O Colabore (rifa) é em benefício das obras na igreja Matriz. Cada cartela custa apenas 5 reais e inclui prêmios como geladeira, TV Led, fogão, forno elétrico, bicicleta, microondas, vale-compras, entre outros.

Deixe seu comentário