Rodeio ocorre entre sexta-feira e domingo com participantes de toda a região Arquivo/FN

O Parque Centenário voltará a ser palco de um grande evento. No próximo fim de semana acontece em Montenegro a 14ª Festa Campeira da 15ª Região Tradicionalista. A expectativa é de uma grande participação, já que o evento reúne tradicionalistas de toda a região e até de outras regiões, sendo inclusive classificatório para a Festa Campeira do Estado (Fecars) que ocorrerá entre 14 e 17 de março em Xangri-lá. Portanto, estarão no Parque Centenário no próximo fim de semana os melhores laçadores da região, além de ginetes e participantes de outras modalidades. E a entrada no evento será gratuita, sendo solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível ou material de higiene e limpeza para ser destinado às entidades assistenciais do município.

Cancha de rodeio ainda está recebendo melhorias para sediar o evento no final de semana
– Guilherme Baptista/FN

A 15ª Região Tradicionalista é composta por 23 municípios. Mas como a participação é aberta também para outras regiões, o número de laçadores deve ser grande. “Esperamos em torno de 300 participantes e 3 mil pessoas de público nos três dias”, projeta o coordenador regional, Claudio Rogelio Correia Oliveira. Ele cita que várias melhorias estão sendo providenciadas em parceria com a Prefeitura e Associação Tradicionalista Montenegrina (ATM). Além da cancha de rodeio, foram feitas melhorias nas redes de água e luz, limpeza, construção de churrasqueiras e outros serviços. Como os novos banheiros ainda não estarão prontos, serão utilizados os do ginásio Azulão e serão alugados banheiros químicos. Terá ainda praça de alimentação, área para acampamento e comercialização de apetrechos campeiros.

PROGRAMAÇÃO

Durante os três dias vão ocorrer provas de tiro de laço, rédea, vaca parada e gineteada. Além da seletiva para a Fecars, terá premiação aos vencedores.

A programação inicia na tarde de sexta-feira, dia 25, a partir das 15h com o tiro de laço na Raspada de dupla e Taça Cidade.

No sábado, dia 26, a partir das 8h da manhã, acontecem provas de tiro de laço piá, guri, prenda, patrão, capataz, veterano, vaqueano, dupla de irmãos, pai e filho e três gerações. A abertura oficial do rodeio será às 13h, com a presença de autoridades. Depois prossegue com laço equipe, vaca parada e gineteada.

No domingo, dia 27, a partir das 8h da manhã terá laço trio, piá, guri, prenda, peão, veterano e vaqueano, além de provas de rédea, final da Taça Cidade e da gineteada.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here