Espetáculo será apresentado no estancionamento da Unisc, com o público ficando dentro de seus carros - Crédito: Divulgação/FN

A apresentação ao vivo do espetáculo  Alma Única, que será realizado nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro no Campus da UNISC, vai marcar a abertura da programação “Natal é Arte” e a estreia  de espetáculos para o público de Montenegro e região,  no formato drive-in. Desde o início da pandemia até agora somente filmes foram exibidos nesse formato. Com realização da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-Fundarte, Associação Amigos da Fundarte, Serviço Social do Comércio-Sesc Montenegro,  Universidade de Santa Cruz do Sul-Unisc Montenegro e Prefeitura Municipal de Montenegro, a apresentação integra a programação Natal é Arte, que tem como objetivo levar o espírito natalino ao público com toda a segurança.

A coordenação geral é assinada por Máicon de Oliveira e conta com o incentivo da Lei Rouanet, via Ministério do Turismo  Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

O ingresso será solidário,  mediante a doação de 2kg de alimento não perecível.

O espetáculo também será transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube.

O espetáculo Alma Única

Com direção de produção e coordenação da professora Therezinha Petry Cardona, direção musical do flautista, professor e maestro Tita Sartor, o elenco é formado por artistas de Montenegro.  O espetáculo apresenta entrelaçamentos entre um recital de Música de Câmara, com voz e balé, que transita do erudito ao popular; entre a alma brasileira e a universal, evocando o caráter expressivo e artístico da música e da dança, através dos sons, palavras e gestos.

Reúne pérolas do repertório erudito europeu, reverencia o tango de Astor Piazzolla e o colorido da música brasileira, de Pixinguinha a Villa-Lobos.

As intervenções da bailarina Débora Brandt Alencastro, aliadas às diferentes combinações dos intérpretes,  com destaque para a voz da soprano Rosimari Oliveira, a harpa de Leandro Cardona, instrumento com uma sonoridade de rara beleza, a excelente flauta de Tita Sartor, o violão de Marcos Corrêa e a percussão de Arlei Mont`Negro tornam o espetáculo digno da reunião de linguagens tanto do ponto de vista conceitual como estético.

Sublinhado pela iluminação especialmente criada por Carol Zimmer, o espetáculo representa a sinergia artística envolvendo a dança, o canto e a música de câmara, levando para o público a possibilidade de uma apresentação com a intensidade e a riqueza que as linguagens da dança e da música entrelaçadas propiciam.

“Nós do Alma Única pensamos  na visão plástica do espetáculo, onde tudo se integra”, diz a soprano Rosimari Oliveira.

“O espetáculo, através da sua diversidade,  busca construir no espectador um enredo imaginário de encantamento e encontro artístico entre a música, a dança e o canto”, afirma o diretor musical e  flautista, Tita Sartor.

A bailarina Débora Brandt de Alencastro diz que o Alma Única traz para a cena uma conversa direta com a música e a dança, onde ambas ocorrem no palco simultaneamente e, de certa forma, a dança está abraçada pela música. “O espetáculo traz um certo aconchego neste concerto com seu repertório cuidadosamente selecionado e atenciosa condução cênica”, ressalta Débora.

O espetáculo Alma Única tem incentivo da Lei Rouanet, via Ministério do Turismo  Pátria Amada Brasil, Governo Federal, com patrocínio da Panvel e da Vibra.

Mais atrações

Uma das novidades, na programação de Natal de Montenegro, é um cortejo natalino que tem percorrido várias ruas da cidade. Um caminhão, com artistas, levando música, encenações e luzes, integra o projeto Natal para os Bairros.O caminhão de Natal já percorreu alguns locais na última semana. Está novamente passando nesta quinta-feira, dia 10, mais dias 14 e 15, estará fazendo novo roteiro. O trajeto não é divulgado para não gerar aglomerações. Já no dia 19 de dezembro, sábado da próxima semana, terá também um cortejo natalino, com duendes, percorrendo pela manhã estabelecimentos comerciais do centro.

Além disso, alguns locais, como o centro da cidade e a Praça Rui Barbosa, estão recebendo a decoração natalina. E na Praça, até 20 de dezembro, acontece a 18ª edição da Feira Natalina de Artesanato e Produtos Coloniais.Dentro da programação do Natal é Arte, dias 11 e 12, terão eventos em formato de drive-in, em apresentação ao vivo que poderá ser assistida dentro do carro, e no dia 13 um show que percorre as ruas da cidade com um caminhão equipado com som e luz. Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pela página do Facebook da Fundarte e Sesc Montenegro e canal do YouTube da Fundarte.

Além do espetáculo Alma Única nessa sexta-feira, no dia seguinte, sábado, dia 12, também a partir das 20h e no estacionamento da Unisc, terá o concerto com a Orquestra de Brinquedos. Ambos eventos serão em formato drive-in. As senhas serão solidárias. Cada senha equivale a um carro. Cada carro deverá doar 2 kg de alimento. A retirada das senhas será no Sesc Montenegro, mediante a informação da placa do veículo, documento oficial, de um dos integrantes do veículo que conste CPF, e a entrega dos alimentos. A entrega das senhas já iniciou e segue até esgotarem, das 8h às 19h (de segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (aos sábados). As senhas são limitadas.

No dia 13, domingo, o show itinerante “Levando Música até você”, do projeto Música a Domicílio, novamente traz Rodrigo Soltton, a partir das 20 horas, onde um caminhão com música ao vivo passará pelas ruas de Montenegro.

E no dia 21, 20h, tem o Concerto na Catedral.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here