Jonas, de Capela de Santana, e João Vítor, de Taquari, serão ordenados diáconos neste domingo. E em dezembro serão ordenados como padres - Crédito: Diocese

A ordenação como padre ainda não será neste fim de semana. Primeiro Jonas Gomes, de 27 anos, será ordenado diácono, o que ocorrerá neste domingo, dia 16, às 15h, na Catedral São João Batista, em Montenegro. Mas a data para ordenação para padre já está marcada. Será no dia 13 de dezembro, em sua terra natal, Capela de Santana. E Jonas entrará para a história do município. Em 205 anos da Paróquia Santa Ana, será a primeira vez que um padre, natural do município, será ordenado. Por isso já tem festa marcada para o final do ano, com a ordenação  em 13 de dezembro e a primeira missa dois dias depois, domingo, na Matriz da Capela, seguida de festejos no salão paroquial.

“Minha vontade de ser padre vem desde criança”, diz Jonas, que lembra os tempos de coroinha. Filho de Arpeu e Maria, tem três irmãos. A família reside no bairro Estação. Ingressou no seminário de Gravataí no ano de 2006 antes da criação da Diocese de Montenegro. Em 2009, Jonas passou a residir no seminário de Bom Princípio, retornando em 2010 para o seminário de Gravataí onde concluiu a etapa propedêutica. Em 2011 ingressou no seminário maior de Viamão. Durante o ano de 2018, Jonas fez seu ano pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Teutônia, onde pôde vivenciar mais de perto a missão que lhe será confiada. “Para mim estar junto do povo de Deus, ser padre como animador de comunidades, mas, acima de tudo ser um homem de Deus, me motiva a estar neste caminho e abraçar o ministério ordenado” relata Jonas.

Também neste domingo, às 15h, na Catedral de Montenegro, outro seminarista será ordenado diácono pelo bispo Dom Carlos Romulo. João Vitor Freitas dos Santos, de 27 anos, de Taquari. Após um período de discernimento vocacional, João Vítor ingressou no seminário maior de Viamão no ano de 2013. Em 2018 fez seu ano pastoral na Paróquia São José de Roca Sales. “Percebo olhando minha história, o quanto Deus agiu e eu consigo perceber que Deus me quer aqui, que é da vontade Dele e minha também, abraçar com alegria o ministério ordenado”, conta João Vitor. Sua ordenação presbiteral está prevista para o dia 20 de dezembro, quando será ordenado padre em Taquari.

Concomitantemente com as ordenações diaconais deste domingo, acontecem a Romaria Vocacional Diocesana e a Jornada Diocesana da Juventude.

Novenas e Festa de São João Batista

Catedral de Montenegro já está em clima de Festa do Padroeiro São João Batista
– Crédito: Diocese

As ordenações integram a programação da Festa do Padroeiro de Montenegro, São João Batista.

As novenas iniciaram ontem, sexta-feira, ocorrendo diariamente na Catedral, sempre como temas e padres pregadores diferentes. Hoje, sábado, dia 15, às 17h, será com o padre Ludinei Vian. Domingo a novena missa será às 15h, com as ordenações. Já na segunda, dia 17, às 19h30, o pregador será o padre José Inácio Steffen. . Terça, 19h30, será com o padre Gustavo Haupenthal. Já no dia 19, quarta-feira, 19h30, terá o padre Carlos Roberto Vicente.

No feriado de quinta-feira, dia 20, terá a celebração de Corpus Christi, com missa às 9h com o bispo Dom Carlos, seguida da tradicional procissão sobre o tapete ornamentado pelos fieis.

No dia 21, sexta-feira, 19h30, terá o padre Eduardo Haas. Já no dia 22, sábado, 17h, será o padre Augusto Schneider.

No dia 23 de junho, domingo, terá missa em homenagem a São João, celebrada às 9h pelo bispo Dom Carlos Romulo. Após a missa haverá procissão motorizada até o CTG Estância do Montenegro, onde será servido almoço. E à tarde revelação do Rei e Rainha da Festa, além de baile animado pela Banda Luar.

Deixe seu comentário