A centelha da chama foi trazida pela patroa do CTG Lauro Rodrigues, Carla Variani - Crédito: Prefeitura

Com reconhecimento definitivo ao valor da mulher no tradicionalismo e muita emoção. Assim ficou marcada a chegada da Chama Crioula em São Sebastião do Caí, trazida pelos cavalarianos desde o Município de Triunfo e que também abriu oficialmente as atividades do Acampamento Farroupilha do Parque Centenário.

A tradicional cavalgada contou com mais de 40 participantes e chegou pouco depois das 17 horas de domingo no parque. A centelha da chama foi trazida pela patroa do CTG Lauro Rodrigues, Carla Variani, simbolizando a homenagem a todas as mulheres inseridas na cultura gaúcha pela passagem dos 70 anos de reconhecimento da participação feminina no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). “Sempre fico emocionada com o acendimento da Chama Crioula, mas hoje (ontem) está sendo especial. Não porque fui que a conduzi até o nosso acampamento, mas por toda a luta e contribuição dada pelas mulheres ao nosso MTG”, destacou Carla.

Após a chegada da cavalgada, a chama caiense foi acesa pelo prefeito Clóvis Duarte em uma solenidade ocorrida junto ao monumento ao gaúcho, com a presença do vice-prefeito Luiz Alberto Oliveira, secretários municipais, representantes das cinco entidades e do coordenador da 15ª Região Tradicionalista (RT), a qual pertence São Sebastião do Caí, Cláudio Rogélio de Oliveira. A Orquestra Municipal de Sopros e o Coral Infanto Juvenil do Centro Municipal de Alunos Caienses (Cemaca) abrilhantaram a atividade.

Acampamento Farroupilha tem diversas atividades no Parque Centenário
– Crédito: Prefeitura

Ocorrida  abertura oficial da décima edição do Acampamento Farroupilha, a programação se inicia de fato na próxima sexta-feira, dia 13, e prossegue com atrações diárias até o dia 21. Confira no quadro abaixo todas as atividades programadas.

 

 

10º ACAMPAMENTO FARROUPILHA

DATA EVENTO
08  de setembro Domingo A partir das 16 horas Chegada dos Cavalarianos no Parque Centenário Ascensão da CHAMA CRIOULA Abertura Oficial:  “VIDA E OBRA DE PAIXÃO CÔRTES”  
13 de setembro Sexta feira Início das Atividades no Parque Centenário 21 h – Bailanta de Recepção
14 de setembro Sábado 9 h -Mateada Ecológica (troca de pilhas e óleo de cozinha por mudas nativas) 13 h – Campeonato de Truco De tarde – Torneio de Vaca Parada Dia todo – Concurso MASTER CHEF BAGUAL 21 h – Baile  
15 de setembro Domingo 15 h – Mateada e Encontro Regional de Invernadas  19 h 30 min – MISSA CRIOULA  
16 de setembro Segunda feira Dia todo – Visita das Escolas de Educação Infantil com Mateada, Tertúlia e Bailinho 19 h – Campeonato de Canastra  (1ª Etapa)    
17 de setembro Terça feira 9 h – Gincana Cultural e Ecológica para as Redes de Educação 14 h – Bailanta para a Melhor Idade – Conjunto “OS MANEADORES” – Ingresso 1 kg de alimento 19 h – Campeonato de Canastra (2ª Etapa)
18 de setembro Quarta feira 9 e 14 horas – Palestra para as Redes de Educação com DELCIO TAVARES Dia todo – ESCOLA DO CHIMARRÃO (SESC/RS) 20 h – SHOW COM DELCIO TAVARES
19 de setembro Quinta feira Dia todo – Atividades com Escolas 21 h – BAILE com  GURIZADA DA SERRA
20 de setembro Sexta feira 10 h – Cavalgada pelas Ruas da Cidade Solenidade de Encerramento e Extinção da CHAMA CRIOULA   16 h – SHOW com JOÃO LUIZ CORRÊA E GRUPO CAMPEIRISMO (SESC/RS) 21 h – Baile      
21 de setembro Sábado 9 h – Futebol de Bombacha Dia todo – Gincana entre os Acampamentos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here