A GoldBier vai lançar a Belgian Pale Ale na 15ª Oktoberfest de Maratá - Crédito: Júlio Hanauer/Acom Maratá

A Cervejaria GoldBier Aus Maratá e a Bohemia, de Petrópolis (Rio de Janeiro), iniciaram na sexta-feira passada, dia 16, a produção conjunta da nova cerveja Belgian Pale Ale, que será lançada durante a 15ª Oktoberfest de Maratá, em outubro. A GoldBier é a primeira cervejaria do Rio Grande do Sul a ter produção colaborativa com a marca carioca.

As primeiras tratativas entre os proprietários da cervejaria gaúcha e o gerente fabril e mestre cervejeiro da Bohemia, José Antônio Pohren, que também é de Maratá, iniciaram há um ano. O projeto é parte da filosofia da Ambev, maior empresa cervejeira do mundo, que pretende cocriar bebidas com pequenas fábricas. “A Ambev sabe do seu papel na cultura cervejeira e detém conhecimentos e receitas mantidos em segredo. Porém, é de interesse da empresa firmar parcerias e trabalhar em conjunto com microcervejeiros para fabricar cervejas colaborativas”, aponta Pohren.

No Vale do Caí, a equipe discutiu qual seria o tipo de cerveja que mais agradaria os moradores de Maratá, a partir das variações já produzidas na cidade. “Fizemos alguns ensaios no Rio de Janeiro, onde várias pessoas provaram e opinaram sobre o tipo certo da bebida. Optamos pela Belgian Pale Ale, um perfil de cerveja que melhor se adapta neste momento de Oktoberfest”, diz o gerente da Bohemia.

Miguel Haupenthal, sócio da GoldBier Aus Maratá, diz que a empresa busca continuamente inovar e apostar na qualidade de seus produtos. “A parceria com a Bohemia é a prova do nosso comprometimento e bom trabalho. Com certeza eles não iriam fazer uma cerveja conosco se a gente não tivesse qualidade no que fazemos”, declara Miguel.

Conforme o empresário marataense, foi preciso enviar amostras das bebidas produzidas em Maratá para serem analisadas em laboratório, a fim de atestar a excelência do produto. “É uma satisfação enorme receber o gerente e um cervejeiro da unidade Bohemia Petrópolis aqui na GoldBier Aus Maratá. Ter autorização da Ambev para usar o nome de uma de suas marcas, traz grande visibilidade para nossa empresa e nossa cidade”, finaliza Miguel Haupenthal.

Para o prefeito de Maratá, que foi conferir os trabalhos realizados na sede da GoldBier Aus Maratá, no Distrito Industrial do município, a iniciativa das duas empresas é importante para alavancar a economia local. “Este projeto comprova que esses empresários estão em busca de novidades para o setor e com isso elevam seu catálogo de produtos, impactando na economia local”, aponta Schrammel.

Belgian Pale Ale da GoldBier Aus Maratá e Bohemia

O gerente fabril da Bohemia, José Antônio Pohren, explica alguns detalhes da nova cerveja produzida desde a última semana no Vale do Caí, que será lançada durante a 15ª Oktoberfest de Maratá. A bebida terá cor acobreada clara, opalescente, com espuma consistente, aroma de frutas vermelhas combinadas com banana e com corpo moderado.

Para cair bem no paladar dos consumidores, a cerveja terá equilíbrio entre o amargor e doçura, prevalecendo notas mais suaves que deixam a cerveja com baixo paladar remanescente na degustação final. Para a produção, os cervejeiros buscaram insumos de qualidade. “Trazemos para a receita o lúpulo americano para deixar o gosto frutado, malte de cevada, trigo para dar consistência e aveia para encorpar o líquido”, revela o mestre cervejeiro da Bohemia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here