Voluntários vão limpar o Condomínio empresarial neste sábado Foto: Maximiliano Rossetti

Pela primeira vez, o município estará participando de um evento mundial chamado de World Cleanup Day (leia mais no box).

Realizado pelo mundo inteiro sob a orientação do movimento Let’s do it, a ação visa promover a limpeza nas cidades, bairros, praias, praças e parques.

O dia da limpeza acontece anualmente e é realizado em 150 países envolvendo milhões de pessoas neste movimento que visa, – além de limpar muitos lugares, – conscientizar as pessoas a não sujar o planeta.

O sucesso desse movimento é uma esperança de que as pessoas deem um destino apropriado ao lixo. O Caí é um dos 274 municípios brasileiros que participam da iniciativa, e o único da região. O que ainda é pouco, pois o país tem 5.570. Mas é o início de um esforço que deverá se estender pelos próximos anos.

A caiense Yúlia Meier, com ajuda de amigos, está organizando o movimento no Caí, que prevê uma ação coletiva de limpeza no Condomínio Empresarial, situado junto à RS-122, próximo a empresa Leitz.

Situado num lugar elevado, o Condomínio Empresarial tornou-se um ponto de encontro da juventude no final das tardes quando se avista um belo por de sol.
Infelizmente, muitas das pessoas que aproveitam o local jogam lixo no chão, poluindo aquele belo ambiente.

Número grande de pessoas prestigia o pôr do sol no condomínio empresarial      Foto: Yúlia Meier

O encontro será no sábado, dia 1, e começa às duas horas da tarde. Todas as pessoas estão convidadas a participar. O movimento conta com o apoio do grupo Escoteiro Taquató, Bombeiros Voluntários, ONG Vira Lata, grupo “seu lixo me serve”, marca eco LeviThai e alguns voluntários do Greenpeace. A secretaria municipal do meio ambiente vai ajudar com luvas, sacolas e ferramentas para plantar mudas nativas. Mas é válido que cada voluntário leve suas sacolas para recolher os materiais descartados incorretamente.

Interessados em participar, ou até mesmo, em promover o evento em outros locais e cidades, podem obter informações com os organizadores do evento na página no Facebook: Dia Mundial da Limpeza no Caí.

World Cleanup Day

O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo.

Em 15 de setembro, todos esses países, voluntários e parceiros se reunirão para diminiur o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado. Uma poderosa “onda verde” de limpezas começará na Nova Zelândia e terminará no Havaí 36 horas depois, com milhões de pessoas trabalhando em um único objetivo: um mundo mais limpo.
Visite o site www.letsdoitworld.org e www.worldclenupday.org

Deixe seu comentário