No ano passado o desfile foi cancelado e o último carnaval de rua ocorreu em abril de 2017 - Crédito: Prefeitura

Caí vai voltar a ter carnaval de rua. Foi definido um cronograma prévio de preparação e organização das festividades carnavalescas de 2019 em São Sebastião do Caí. Mediante encontros da Coordenação de Cultura com as escolas de samba, foi definido o dia 9 de março, um sábado, para promoção do Carnaval de Rua no município, que terá apresentação das entidades locais.

Antes da apresentação de rua (arrastão), que ocorrerá a partir das 21 horas em local ainda a ser definido, as escolas promoverão duas muambas, nos bairros Quilombo e Navegantes, e duas escolhas de soberanas. “A realização das atividades será feita pelas próprias entidades, com a prefeitura sendo apoiadora do evento. O município entrará com carro de som para o dia 9 de março e auxilio na estrutura e som nas datas da muamba”, destaca a coordenadora de Cultura Ingrid Borchhardt.

No ano passado não teve desfile no Caí. A Prefeitura alegou instabilidade financeira e acabou cancelando a programação carnavalesca de 2018. E prometeu retomar o carnaval de rua agora em 2019, o que de fato deve acontecer. O último desfile no Caí foi em 1º de abril de 2017, na Rua General Osório, quando participaram as escolas Império da Zona Branca, Unidos do Quilombo e Unidos do Navegantes. E agora o carnaval de rua caiense deve voltar com o único desfile da região.

Volta do carnaval divide opiniões

A notícia da volta do carnaval de rua está repercutindo e dividindo opiniões da comunidade. No próprio facebook da Prefeitura, onde foi divulgada a notícia ontem, foram muitos os comentários de internautas. Várias pessoas, em comentários, defenderam que o município deveria investir em outras áreas, como saúde, educação e infra-estrutura. Mas alguns também defenderam a realização do evento.

A Prefeitura respondeu aos comentários ressaltando que será apoiadora da realização do “arrastão”. “Carnaval faz parte da história e cultura popular. Nossa cidade tem história de grandes carnavais e neste ano a Prefeitura será parceira das entidades”, justificou.

Segundo a Prefeitura, será um arrastão carnavalesco onde as duas escolas – Quilombo e Navegantes, vão passar pelas ruas, apresentando músicas e enredos, guiadas por carro de som. O arrastão seria semelhante ao desfile, mas sem a mesma produção de alegorias, fantasias e carros alegóricos  mas com bateria e destaques.

Deixe seu comentário