Espaço da gastronomia típica voltou a ser destaque do evento (Crédito: Cleo Meurer/FN)

Com atrações, praticamente, para todos os gostos, boa estrutura e um clima generoso, a 13ª edição da Festa do Turismo de Salvador do Sul, a Festur, levou milhares de visitantes de toda a região ao Parque Affonso Christóvão Wallauer. Foram quatro dias de intensa programação, com avaliação, em boa parte, positiva pelo público.

Conjuntos musicais dos mais prestigiados, como Champion, Porto do Som, Barbarella e Tchê Chaleira, entre outras atrações, passaram pelo pavilhão de shows do evento. Outro destaque foi apresentação do Grupo Tholl, que encantou pessoas de todas as idades.

Apresentação de Luan Santana foi a mais esperada desta edição da festa salvadorense
(Crédito: Página Luan Santana/Facebook)

Mas nenhum nome despertava tanta expectativa quanto Luan Santana, consagrado como um dos grandes nomes no cenário nacional. O sul-mato-grossense subiu ao palco pouco depois da 1h do sábado e embalou o público, por cerca de 1h30, com sucessos marcantes dos seus mais de dez anos de carreira, como Te Esperando, Cê Topa, Chuva de Arroz, Acordando o Prédio e Quando a Bad Bater. O carisma do cantor e a mega estrutura do show encantaram o público, que não se importou com a baixa temperatura da madrugada.

Na parte cultural do evento, destaque para o protagonismo dos alunos da Oficina Municipal de Artes (OMA), no espetáculo Ópera Salvador, que marcou a abertura da Festur. Durante o evento, ocorreram novas mostras das atividades da entidade, além de apresentações de talentos locais.

Espetáculo do Grupo Tholl encantou pessoas de todas as idades
(Crédito: Cleo Meurer/FN)

Além do pavilhão de shows, outro espaço, novamente, bastante movimentado no parque foi o Gaastronomieplatz, que disponibilizou iguarias da culinária regional, com destaque para os concorridos bolinhos de batata preparados pelo Grupo de Senhoras Voluntários. Junto ao espaço, cinco cervejarias artesanais disponibilizaram rótulos diversos. Um casamento perfeito.

“Vamos ter que aumentar o espaço da gastronomia típica para as próximas edições da festa. O povo aprovou a ideia”, destaca a secretária municipal da Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer e coordenadora geral da 13ª Festur, Elaide Petry. “A comunidade abraçou a festa, estava engajada, e isso é muito importante, porque a festa é sim da comunidade e não da administração”, completa. O discurso do prefeito Marco Eckert (MDB), no ato de encerramento da festa, seguiu no mesmo tom.

Outros pontos positivos do evento foram os passeios turísticos pela cidade e a atuação da rainha Vanessa Ludwig e das princesas Nadine Maldaner e Eliana Meurer, que esbanjaram disposição e simpatia na recepção aos visitantes da Festur. Nas redes sociais, entre os diversos elogios a essa edição da festa salvadorense, ocorreram questionamentos pontuais quanto à pequena participação de empresas locais na feira comercial e industrial e de pessoas que adquiriram ingressos do setor “Backstage” para o show de Luan Santana.

A estimativa de público ainda não foi divulgada pela organização. A 14ª Festur deverá ocorrer em novembro de 2021. O evento, um dos mais tradicionais e bem estruturados do Vale do Caí, ocorre a cada dois anos. A primeira edição foi realizada no ano de 1995.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here