Arrecadação de alimentos doados está entre as atividades - Crédito:

Os Escoteiros do Brasil realizam nos dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo, no Vale do Caí, mais uma edição do Mutirão Regional Pioneiro. O Mutirão é uma atividade para jovens de 18 a 21 anos focada na realização de ações sociais na comunidade onde o escotismo está presente. Nesta edição serão realizadas ações de educação ambiental e limpeza do Rio Caí, conscientização sobre violência infantil, campanhas de recolhimento de doações para animais, integração com idosos, pintura e reformas de espaços de utilidade pública e também oficinas e ações de reciclagem.

Melhorias em espaços públicos fazem parte do trabalho
– Crédito: Kevin Ken Oyoma

A realização de ações sociais é uma premissa básica dos escoteiros que desde pequenos aprendem valores como honra, integridade, respeito e proteção da natureza. Neste final de semana muitos destes aprendizados estão sendo postos em prática durante o Mutirão. O evento irá reunir aproximadamente 300 participantes, vindos de diversas cidades do Rio Grande do Sul que, juntos, irão trabalhar em prol da comunidade de Montenegro e São Sebastião do Caí. As ações sociais visam reforçar o papel do escotismo como um verdadeiro agente de mudança na sociedade, permitindo com que crianças e jovens sejam cidadãos ativos e capazes de criar mudanças positivas em suas comunidades e no mundo.

Presente em 121 municípios gaúchos, com 226 Grupos Escoteiros, cerca de 70% do efetivo está no interior do estado e a expectativa de crescimento é grande. A atuação dos Grupos no Vale do Caí e no Pé da Serra integra aproximadamente 500 participantes, entre jovens e voluntários. Atualmente são 14 mil associados no estado, sendo mais de dez mil jovens e quase quatro mil adultos voluntários.

Realizado pelos Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Sul, o Mutirão foi organizado por jovens dos Grupos Escoteiros Taquató (São Sebastião do Caí), Araquã (Picada Café), Rastreadores (Portão), Acácia Negra (Montenegro), Phoenix (Feliz) e Jean de Lery (Estância Velha). A atividade contou ainda com o apoio de uma série de empresas da região.

Deixe seu comentário