Empresa trabalha o marketing de diferenciação e idéias práticas que o empresário pode fazer para manter seu negócio mesmo em meio a pandemia - Reprodução/FN

A empresa Atitude Alfa, de Montenegro, administrada pelos sócios Jordana Lopes e Matheus Marques, atua na área de Marketing de Diferenciação, onde através de um processo realizam estratégias para empresários que desejam fortalecer e destacar sua empresa e consequentemente aumentar suas vendas.

Para contribuir com empresários que nesse momento de pandemia e muitas adaptações não sabem como fazer para destacar sua marca, a empresa apresentou algumas informações de como seu trabalho funciona, e como  pode aplicar algumas técnicas nas empresas.

Como aumentar suas vendas?

Por conta do atual momento, mais empresas se voltaram para as mídias digitais com o objetivo de alcançar cada vez mais pessoas com seus anúncios a fim de aumentar suas vendas.

Porém, a solução não está apenas na quantidade de pessoas a serem alcançadas, mas principalmente, em diferenciar a apresentação do seu produto ao público.

Se um produto ou serviço é apresentado da mesma maneira que a concorrência, com os mesmos benefícios e características, é bem provável que a empresa terá problemas para vender mais porque ela não se diferencia no mercado.

Para diferenciar anúncios: a marca precisa mostrar o quanto seu produto é importante para o consumidor, o quanto ele atende uma necessidade, ao invés de apenas mostrar o produto e o seu preço.

Essa necessidade pode ser a segurança, a agilidade, o cuidado, a criatividade, a intimidade, a vitória, a diversão ou qualquer outro sentimento que seu produto ajuda o cliente a sentir. No perfil do instagram (@matheusmarques.br) são mostrados exemplos mais concretos de como abordar esses sentimentos em um anúncio por exemplo.

Para diferenciar promoções: 99% das empresas relacionam o prêmio de uma promoção com um valor em dinheiro para ser utilizado em compras na sua loja.

Em nossa visão, essa é a pior maneira de elaborar uma promoção porque a mensagem que a empresa transmite é que o cliente (ganhador) têm o valor em dinheiro do prêmio, e que a empresa está interessada apenas em ganhar mais dinheiro ao invés de ajudar o cliente com seus produtos.

Pra mostrar que a empresa se importa realmente, o empreendedor pode fazer uma promoção dando como prêmio um produto específico, deixando claro o motivo, o porquê este produto está sendo dado como prêmio.

Para diferenciar a proposta de um produto: o empreendedor precisa investir numa embalagem que se identifique com o público, mostrando para o consumidor porque seu produto tem tudo a ver com ele.

A função da embalagem é mostrar o quanto de valor o produto que está dentro vale. No meu Instagram tenho story salvo falando mais sobre isso e dando exemplos.

Para diferenciar a proposta de um serviço: o empreendedor deve criar combos que complementam o resultado do cliente, além disso, é importante definir promessas e garantias para que o cliente sinta que a proposta é mais interessante do que qualquer outra no mercado.

Por exemplo, uma academia que oferece musculação pode apenas divulgar seu serviço com o benefício genérico de melhorar a saúde, ou, pode divulgar seu serviço garantindo que com os treinamentos oferecidos, praticando apenas 2x por semana, você aumenta massa magra e diminui gordura corporal, perdendo até X medidas na cintura ou diminuindo até X números na balança.

Outro exemplo é de uma loja que oferece o serviço de tele entrega: ela pode simplesmente oferecer esse serviço da mesma maneira que todo mundo faz, ou, prometer que o produto chega num determinado tempo e que ela garante tanto isso, que se porventura o produto não chegar a tempo, a loja dá o produto de graça para o cliente pelo erro cometido.

Percebe? Isso dá confiança para o cliente.

Além disso, divulgar seu produto ou serviço com promessas e garantias cria uma expectativa, que quando atingida ou até mesmo superada, satisfaz tanto o cliente a ponto dele se transformar em um promotor da marca.

Minha empresa se divulga em todas as redes sociais. Isso é o suficiente para meu posicionamento?

Depende. Que tipo de posicionamento você deseja para sua empresa?

Ter uma página nas redes sociais pode trazer mais visualizações, mas esse não deve ser o principal motivo para faze-lá e também não garante um posicionamento correto.

Muitos empresários pensam que publicando qualquer informação do seu serviço ou produto terão mais visualizações e assim novos alcances, mas é questão é: o quê e porquê publicar, e com isso, qual posicionamento terá.

Uma publicação simples, onde transmite apenas informações básicas dificilmente fará o cliente se interessar. Vamos ao exemplo:

SUPER PROMOÇÃO!

Lançamento de Smartphone Live Dual Chip android 8.0

Capacidade de memória interna 32GB;

Tela 5,5’’;

Câmera 13MP

Espaço para dois cards e ainda uma cartão micro SD

Não perca tempo e garanta o seu!

Você não está dando um motivo para ele desejar o produto, está apenas informando que o produto é X e o preço Y.

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