Montenegro, como cidade que sediou a formatura de 265 soldados, deve receber mais PMs - Crédito: ACOM/Câmara

O Vale do Caí deverá receber 60 novos soldados. O número por cidade deve ser definido nesta semana. E já na próxima semana os novos PMs devem se apresentar em seus novos locais de trabalho.

Os 60 novos soldados que devem ficar na região serão distribuídos entre os 19 municípios da área de abrangência do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO). Além de todos os municípios do Vale do Caí, exceto Capela de Santana, que integra o CRPO Sinos, o CRPO com sede em Montenegro inclui também Triunfo, onde está o Polo Petroquímico. E Triunfo, como está com um grande número de homicídios já registrados neste ano, deve receber um efetivo considerável. Montenegro, que sedia o 5º BPM, e São Sebastião do Caí, que é a sede do 27º BPM, e são os maiores municípios da região, devem por isso receber mais PMs. Montenegro e Caí também possuem Pelotões de Operações Especiais (POE), que deverão ter efetivos reforçados. Outro critério apontado pela Secretaria de Segurança Pública é a manutenção de parte dos novos PMs nas cidades que foram sede do curso de formação, que foi o caso de Montenegro, onde 265 alunos estudaram por oito meses na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES), situada perto da beira do rio.

Os municípios menores do Vale do Caí também devem ser beneficiados porque o Governo do Estado anunciou que nenhuma cidade terá menos que cinco PMs. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que na região tem postos em Bom Princípio, Portão e Montenegro, também deve receber novos policiais rodoviários. O Governo prometeu que cada um dos 40 postos tenha no mínimo um efetivo de 13 policiais.

Os novos soldados vão escolher em qual região preferem atuar com base nas vagas disponibilizadas e nos critérios definidos pela Secretaria de Segurança. A ordem de escolha é definida pelas notas obtidas no concurso. A expectativa é de que a definição do número de novos PMs em cada município seja definido até amanhã, quinta-feira.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here