Campos em Barão Velho foram tomados pela geada (Crédito: João Carlos Haas)

A madrugada desse domingo foi a mais fria do ano no Vale do Caí. Os registros feitos pelos termômetros, nas primeiras horas de hoje, foram ainda mais severos que os da última quinta-feira. Em Salvador do Sul, por volta das 6h, a marca chegou a -3ºC. Em Montenegro, também ocorreram registros negativos.

Crédito: Taís Lunkes

A geada foi intensa até nos pontos de menor altitude e animou muitas pessoas a saírem cedo de casa para fazer registros do fenômeno, que pintou de branco as paisagens. Em algumas localidades, ocorreram relatos de água congelada nas torneiras. Em Campestre Baixo, no interior salvadorense, alguns pequenos cursos d’água chegaram a congelar (confira o vídeo feito por Júlia Weschenfelder). Na localidade de Barão Velho, em Barão, o fenômeno também foi muito intenso.

A passagem de uma frente fria pelo Estado, acompanhada por uma forte massa de ar polar, fez as temperaturas despencarem nos últimos dias. Em algumas cidades serranas, chegaram a ocorrer quedas de neve, mas sem volume significativo já que não havia muita umidade na região.

Crédito: João Carlos Haas

O frio deve dar uma trégua, no Vale, somente a partir da metade da semana que vem. A Defesa Civil alerta que é essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos para prevenir ocorrências de gripes, resfriados e pneumonia.

Crédito: Júlia Weschenfelder
Crédito: Daniela Beschorner

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here