Prefeitura entra com o tecido e os presos costuram as máscaras de proteção dentro da Penitenciária - Crédito: Susepe

A Prefeitura de Montenegro, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que já foram distribuídas mais de 10 mil máscaras para a proteção da população contra o coronavírus. Segundo a secretária municipal da saúde, Cristina Reinheimer, as máscaras foram confeccionadas num trabalho de parceria com entidades, empresas e comunidade, incluindo costureiras voluntárias. É o caso do Movimento Montenegro Solidário (MMS), que com materiais doados já distribuiu mais de mil máscaras. Cristina citou também a parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), onde presos da Penitenciária Estadual, na localidade do Pesqueiro, estão fazendo máscaras que estão sendo distribuídas para quem precisa em Montenegro.

Mais de 1.700 máscaras de proteção já foram confeccionadas pelos presos e mais ainda serão produzidas
– Crédito: Susepe

De acordo com a Susepe, já foi fabricado um lote de cerca de 1.700 máscaras de proteção pelos apenados da Penitenciária Modulada de Montenegro. Os trabalhos ocorreram neste último fim de semana e no anterior. Os tecidos foram todos disponibilizados pela Prefeitura. A produção poderá se estender se houver necessidade e materiais suficientes. A secretária Cristina diz que, além de tecido, foram disponibilizados vinte rolos de TNT, com o qual poderão ser produzidas mais de vinte mil máscaras pelos apenados.

Alem das máscaras, a Oficina de Confecção, que conta com 20 apenados, também produz uniformes para a Seape e Susepe, e outros materiais. A Direção da Penitenciária estuda a ampliação da Oficina de Confecção para outro pavilhão de trabalho, aumentando o número de apenados no trabalho e consequentemente a ampliação da produção.

Secretária da saúde Cristina Reinheimer alerta que o uso de máscaras é obrigatório e de forma correta
– Crédito: ACOM/Prefeitura

Em Montenegro o uso de máscaras faciais passou a ser obrigatório, através de decreto municipal. A secretária Cristina ressalta a importância da comunidade se proteger, lamentando que muitas pessoas, mesmo com a obrigatoriedade, ainda não utilizam máscara ou não usam de maneira correta, chegando a deixar dependurada no pescoço, orelha e até na testa. “Tem muita gente que não está levando o vírus a sério. Ainda não acreditam que o coronavírus existe. Se não obedecer as regras vai ter um crescimento muito grande no número de casos”, teme. Montenegro tem até o último fim de semana 6 casos confirmados de coronavírus, dos quais 4 já foram recuperados, um paciente se recupera em casa e outro está internado. Para os números se manterem baixos, a secretária da saúde ressalta a importância da comunidade fazer a sua parte, adotando as medidas de prevenção. No facebook e site da Prefeitura existem postagem de como lavar e até de como confeccionar máscaras de tecido.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here