Após o velório no Ginásio Municipal do Pareci, caixão foi colocado no caminhão de Bombeiros e seguiu em cortejo para enterro em Brochier - Crédito: Guilherme Baptista/FN

O Ginásio Municipal Armin Adolfo Heldt, de Pareci Novo, ficou completamente lotado na manhã desta segunda-feira, dia 23, principalmente momentos antes da saída do cortejo para Brochier, terra natal do prefeito Oregino Francisco e onde será sepultado no final da manhã de hoje. Dezenas de coroas, flores e a presença de muitos prefeitos, deputados, familiares e principalmente da comunidade de Pareci Novo. As homenagens se seguiram com a presença do coral, equipe da Funerária Hartmann, pronunciamentos de deputados federais e a missa de corpo presente, no próprio ginásio, celebrada pelo pároco, padre Inácio Steffen.

Velório lotou o Ginásio Municipal do Pareci, com muitas homenagens
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

A despedida ocorre num clima de muita comoção. A primeira-dama, vereadora Lourdes, os filhos Jordana e Marcelo, mais a mãe do prefeito, ficaram todo tempo ao lado do caixão, que estava junto ao palco do ginásio. Na despedida de Pareci Novo, o caixão foi colocado sobre o caminhão dos Bombeiros de Montenegro e passou pelas principais ruas da cidade, incluindo na frente da Prefeitura, Praça, Seminário, Rua Coberta, Estádio Municipal e outros locais. Após, junto ao pórtico, o caixão foi passado para o carro fúnebre e seguiu o cortejo até Brochier, onde está previsto o enterro às 11h15min.

Oregino faleceu na manhã de ontem, domingo, por volta de 9h. Ele estava internado na UTI do Hospital Montenegro (HM) desde a noite de sábado, quando sofreu um mal súbito durante um jantar em Brochier, sua terra natal.

Conforme pessoas que se encontravam no evento no CTG, Oregino teria se engasgado com um pedaço de carne e posteriormente teve uma parada cardiorrespiratória de mais de 40 minutos. Ele foi socorrido por um médico e levado de ambulância ao Hospital Montenegro. Foi feito o processo de reanimação. Por volta de 3 horas da madrugada ocorreu uma nova parada cardiorrespiratória (PCR) na UTI do Hospital Montenegro. Conforme informações, no início da manhã de domingo o seu estado era gravíssimo. Os familiares foram informados que a situação era muito difícil. E após, às 9h09min, foi confirmado oficialmente o falecimento.

Pouco antes das 10 horas o corpo do prefeito deixou o Ginásio de Pareci Novo, onde estava sendo velado
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

Oregino era uma das principais lideranças da região. Não só em Pareci Novo, onde estava no terceiro mandato e era pré-candidato à reeleição, mas também no Vale do Caí, inclusive sendo atualmente o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC). Asfaltamento de ruas e estradas, escolas, Praça Municipal, Estádio Municipal, Citrusflor, postos de saúde e muitas outras conquistas, tornando o Pareci um dos municípios em maior desenvolvimento na região. Como liderança regional, foi o idealizador do projeto de asfaltamento da Transcitrus, além de percussor no videomonitoramento, recursos para o Hospital Montenegro, medidas de contenção das enchentes, mais segurança na RS 124 e construção da nova ponte sobre o rio Caí.

Prefeito de Pareci Novo teve parada cardiorrespiratória e faleceu aos 63 anos
– Arquivo/FN

Oregino estava bem de saúde. Nos últimos dias ainda participou dos eventos da programação natalina de Pareci Novo. Na última semana recebeu o prêmio por distinção na gestão de municípios do estado. O Troféu 10 Anos Revista Em Evidência foi entregue em solenidade na FAMURS em Porto Alegre no dia 13 de dezembro. Já na última sexta-feira ainda gravou um vídeo, postado no facebook da Prefeitura, convidando a comunidade do Pareci para participar da sessão extraordinária da Câmara de Vereadores que está marcada para a próxima segunda-feira, visando autorizar abertura de conta bancária com crédito especial para que o município possa receber os primeiros 889 mil reais para iniciar a restauração do antigo seminário jesuíta, um sonho antigo do prefeito e da população.

Além da primeira-dama Lourdes Francisco, que também é vereadora, Oregino deixa os filhos Marcelo e Jordana, mãe, neto e demais familiares e amigos.

Em razão do falecimento do prefeito Oregino, os eventos previstos para Pareci Novo no domingo, como a Serenata de Natal Solidária e o 3º Encontro de Tratores na Praça, foram todos cancelados. O vice-prefeito Alexandre Barth, também do PDT, assume o comando da Prefeitura e disse que pretende dar continuidade aos trabalhos de Oregino, incluindo o projeto de restauração do seminário jesuíta, que era um sonho do prefeito que se despediu hoje.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here