Reprodução/FN

Um morador da cidade de Harmonia foi internado no Hospital da Unimed, em Montenegro, nessa segunda-feira com suspeita de contaminação pela Covid-19. O homem teria sentido sintomas similares aos da doença durante viagem, na cidade de Iraí, no domingo.

Ele trabalha como motorista para uma grande empresa harmoniense. Uma ambulância da prefeitura se deslocou à cidade do norte do Estado para buscar o doente, que foi na sequência encaminhado para a unidade de saúde.

A reportagem do Fato Novo entrou em contato com a Unimed, no final da manhã, em busca de informações sobre o quadro clínico do homem e aguarda retorno. Também procurado pela reportagem, o prefeito Lico Fink (PSDB) adotou um discurso de cautela com relação ao caso, informando que o paciente deverá passar por exame de verificação do novo coronavírus ainda na tarde desta segunda.

Familiares e demais pessoas que tiveram contatos recentes com o homem estão sendo orientados a ficar em quarentena, permanecendo em suas casas e tendo atenção com a manifestação de sintomas da doença.

 

Na tarde dessa segunda, a prefeitura de Harmonia emitiu nota oficial sobre o caso suspeito:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que foi contatada nesse domingo sobre um motorista de caminhão de Harmonia que havia sido internado no mesmo dia no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Iraí, com sintomas respiratórios e febre. A Prefeitura harmoniense então providenciou o transporte por ambulância do paciente diretamente da cidade no Alto Uruguai para o Hospital da Unimed, em Montenegro, onde ele permanece internado. Embora ainda sem o resultado dos testes para coronavírus (covid-19) feito no hospital, o caso é considerado suspeito pela Secretaria de Saúde de Harmonia, segundo os protocolos do Ministério da Saúde.

Da mesma forma, a Secretaria entrou em contato com os familiares e pessoas que tiveram contato com o paciente, para que adotem e quarentena preventiva por 14 dias. Ao mesmo tempo, segue também monitorando o caso e prestando toda a assistência necessárias às pessoas afetadas pela medida. Isso até sair o resultado do exame e, caso positivo, manter os protocolos para que a doença não se espalhe. Caso negativo, mantendo o alerta e as medidas gerais de prevenção para toda a população.

A Secretaria também conversou com responsáveis pela empresa contratante do motorista de caminhão, garantindo que todas as medidas preventivas locais haviam sido tomadas e continuam sendo executadas para garantir a segurança de seus demais colaboradores. Da mesma forma, a Prefeitura ressalta e tranquiliza os harmonienses, destacando que todas as medidas para prevenção no Município vêm sendo tomadas desde o início do mês – no sentido de garantir logística e estrutura para proteger a população.  

No entanto, reforçamos a toda a população a necessidade de compromisso de cada um com as medidas de prevenção e distanciamento social – permanecer em casa sempre que possível, manter a distância de no mínimo 1,5 metro de outras pessoas quando estiver na rua ou algum estabelecimento, lavar constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel e outras, conforme veiculado nos canais de comunicação da Prefeitura e por toda a imprensa.

Em caso de sintomas respiratórios, a Saúde local conta com estrutura especial e profissionais designados especialmente para esse atendimento. E, em caso de dúvidas, o telefone (51) 99679-4746 das 8 às 22 horas.”

 

  • Texto editado em 30/03/2020 – 15:52

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here