Atraso nos repasses provocou a interrupção dos serviços médicos no ambulatório de especialidades para consultas, exames e procedimentos eletivos desde terça-feira - Arquivo/FN

O Hospital Montenegro (HM) comunicou hoje que, devido a situação financeira atual da instituição, com os atrasos e cortes indevidos sofridos nos repasses dos governos estadual e federal, estará suspendendo a partir de amanhã, terça-feira, 6 de novembro, a prestação de serviços médicos no ambulatório de especialidades para os atendimentos de consultas, exames e procedimentos eletivos. Segundo a direção do hospital, a medida está sendo tomada a fim de evitar o endividamento da instituição, visando garantir o atendimento nas unidades de internação, UTI e emergência, evitando a falta de assistência aos pacientes de maior gravidade. Conforme o HM, os atrasos nos repasses já somam R$ 4.282.710,56.

No plantão só serão atendidos casos de emergência
– Arquivo/FN

O comunicado foi assinado pelo diretor administrativo Carlos Batista da Silveira, gerente administrativo Felipe Leser e pelo diretor técnico Fabrício Fonseca. Um evento estava marcado para amanhã, terça-feira, para comemorar os 6 anos do 100% SUS no Hospital Montenegro. Mas a solenidade de abertura das atividades alusivas à adesão ao 100% SUS foi cancelada. “Devido a grave crise financeira que a instituição está enfrentando, não encontramos motivos para comemoração neste momento”, justificou a direção do HM.

Como é 100% SUS, o hospital depende exclusivamente de recursos públicos. E com o atraso nos repasses, dificulta o atendimento. A grave situação já foi apresentada para a Coordenadora Regional de Saúde e representantes dos municípios da região no mês passado. Foi informado sobre o déficit mensal na ordem de R$ 324 mil e que poderiam ser suspensos atendimentos. Prefeitos, secretários municipais e demais lideranças da região estão mobilizados no sentido de marcar uma nova reunião com o Governo do Estado para buscar agilizar o pagamento dos repasses atrasados ao Hospital Montenegro.

Deixe seu comentário