Neste sábado, dia 22 de setembro, será realizado o 1º Encontro de Astrofísica e Espaço, na cidade de Feliz. Organizado pelo Clube de Ciências e Astronomia Carl Sagan, o encontro inicia às 15 horas no  Centro Cultural de Feliz (Avenida Marcos José de Leão, esquina com a Rua Tomé de Souza) e terá uma série de palestras sobre Ciência e Astronomia.

No domingo, dia 23, às 10 horas crianças se reunirão nos pátios da Escola Capital do Saber para montar telescópios caseiros sob orientação do professor Valdir Boesel, que integra o grupo de astronomia “Nós e os Astros”.

Instigar crianças e adolescentes a desenvolver o interesse ou a curiosidade, utilizando para isso recursos que fazem parte da rotina das pessoas, é a proposta do Clube de Ciências e Astronomia “Carl Sagan”, criado no início desse ano na cidade de Feliz, e que conta com a parceria da Escola Capital do Saber. Alguns eventos já foram realizados com sucesso, como o lançamento de foguetes montados com garrafas pet, ou ainda a apresentação sobre o Cosmos pelo estudante de Química, Christian Westphal, que hoje tem um canal de YouTube dedicado a Ciências e Astronomia, com mais de 125 mil inscritos.

Programação de palestras 

15 horas – Professora Maria Trevisan, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que vem se dedicando à pesquisa da formação e evolução de galáxias através da síntese espectral e análise de populações estelares. Em sua palestra falará sobre diversos assuntos, incluindo buracos negros, estrelas de nêutrons, e ondas gravitacionais.

16 horas – Professor Jorge Melendez, do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo. Estudou Física no Peru, com mestrado em Astrofísica no INPE, Doutorado em Astronomia na USP, Pós-doutorado no Caltech, ANU e CAUP. Em sua palestra falará sobre os cursos de Astrofísica, e a viagem de seus alunos ao Chile para os observatórios do ESO, no último mês de agosto.

17 horas – O escritor Marcos Palhares será um dos primeiros brasileiros a viajar ao espaço e uma das primeiras pessoas no mundo ao fazê-lo pela iniciativa privada através da Virgin Galactic, empresa do empresário inglês Richard Branson. Em 1998, formou-se em Engenharia de Produção e anos mais tarde, em 2003, concluiu sua Pós-Graduação em Gestão de Marketing – (FGV). Estudou Astronomia, Astrofísica e o idioma russo. Em 2009, na Rússia, tornou-se o primeiro brasileiro a atingir a estratosfera, em um voo a bordo do caça supersônico Mig-29. Detalhes sobre esse voo e os preparativos para se tornar um astronauta serão apresentados na tarde do dia 22.

Deixe seu comentário