Reprodução/FN

A realização da contraprova do exame de detecção da Covid-19 acabou tendo resultado positivo para um morador da cidade de Harmonia. A informação foi confirmada pela prefeitura de Harmonia à reportagem do Fato Novo, na manhã dessa segunda-feira. A notificação veio da Vigilância Sanitária de Montenegro.

O homem, de 46 anos, segue internado na UTI do Hospital da Unimed, em Montenegro, onde chegou no dia 30 de março. Seu caso é considerado grave, mas estável. O primeiro exame, cujo resultado foi divulgado dois dias após a internação, havia dado resultado negativo para o novo coronavírus.

O paciente trabalha como motorista para uma grande empresa harmoniense e sentiu com força os sintomas da doença enquanto realizava uma viagem, em Iraí. Após receber os primeiros atendimentos num hospital da cidade do norte do Estado, foi buscado por uma ambulância da prefeitura de Harmonia, sendo encaminhado, imediatamente, para a unidade de saúde montenegrina.

Conforme a Secretaria da Saúde de Harmonia, foram cumpridos os protocolos necessários tão logo se teve suspeita do homem estar contaminado. Familiares e pessoas que tiveram contato com o paciente foram orientandos a entrar em quarentena preventiva por 14 dias.

 

No final da manhã de hoje, a prefeitura de Harmonia divulgou nota oficial sobre o caso:

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que deu positivo para Covid-19 a contraprova do exame feito no paciente de Harmonia internado desde o dia 30 no Hospital da Unimed, em Montenegro. O resultado foi informado nesta segunda-feira (6), pela Vigilância de Saúde de Montenegro à Secretaria Municipal de Saúde harmoniense. O paciente, um motorista de 46 anos, segue na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Seu caso é considerado grave, mas estável e o resultado era esperado devido ao avanço rápido do quadro nos dois dias entre o primeiro atendimento e a internação, na cidade de Iraí (no Alto Uruguai), e sua chegada ao Vale do Caí, em uma ambulância providenciada pela Prefeitura harmoniense.

A Secretaria de Saúde segue monitorando o caso, auxiliando onde puder, e prossegue acompanhando os familiares do paciente, bem como as pessoas que tiveram contato com ele – que continuam com a quarentena preventiva por 14 dias, medida indicada para essa situação.

A Secretaria tranquiliza os harmonienses, destacando que todas as providências foram tomadas com agilidade com relação a esse caso, e que seguem com força os trabalhos no sentido de garantir logística e estrutura de equipamentos e pessoal para proteger a população. No entanto, cabe reforçar que todos os harmonienses precisam continuar atentos ao compromisso de cada um com as medidas de prevenção e distanciamento social. O que quer dizer permanecer em casa sempre que possível, manter a distância de no mínimo 1,5 metro de outras pessoas quando estiver na rua ou em algum estabelecimento, lavar constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel e outras, conforme veiculado nos canais de comunicação da Prefeitura e por toda a imprensa.

Em caso de sintomas respiratórios, a Saúde local tem uma Central de Triagem especial, com profissionais designados especialmente para esse atendimento. O espaço funciona no Centro Municipal de Saúde, de segundas as quintas-feiras, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 20 horas; nas sextas-feiras das 8 às 11h30 e das 13h30 às 18 horas, e aos sábados, das 8 horas às 11h30. E, em caso de dúvidas, há ainda o telefone (51) 99679-4746, que atende das 8 às 22 horas.”

  • Atualizado em 06/04/2020, às 12h10

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here