Nova DP caiense, também na Rua Cel Paulino Teixeira, deverá ser inaugurada neste mês de março - Crédito: Luis Fernando Quaresma/Polícia Civil

Desde 2006 a Delegacia de Polícia de São Sebastião do Caí funciona numa casa alugada da Rua Cel. Paulino Teixeira. Mesmo com a estrutura precária, a equipe comandada pela delegada Cleusa Spinato procura oferecer o melhor atendimento à população. Depois de muita luta e a união de diversos segmentos da sociedade caiense, uma nova Delegacia deverá ser inaugurada ainda neste mês de março, agora em prédio próprio. Na mesma rua Paulino Teixeira, mas em outra quadra e com uma estrutura muito melhor. “É um sonho realizado”, comemora a delegada Cleusa, que está a 15 anos no comando da Polícia Civil caiense, agradecendo o apoio da comunidade.

Os prédios antigos, onde também funcionou a DP do Caí, eram também sem uma boa estrutura. No atual uma garagem virou setor de investigação, onde foi colocada uma grade que funciona como cela. São poucas as salas e por isso falta espaço. O atual prefeito Clóvis Duarte, policial civil aposentado, conhece muito bem a situação, já que trabalhou por muitos anos neste local. Mas essa realidade vai mudar nos próximos dias.

Nova sede da DP caiense terá ótima estrutura
– Crédito: Luis Fernando Quaresma/Polícia Civil

A delegada e o prefeito, juntamente com demais lideranças e o apoio de empresa e da  comunidade, se empenharam para a DP caiense ter uma nova sede. O imóvel do antigo posto de saúde, que era cedido pelo Estado ao município, começou a ser reformado em 2018. O local conta com aproximadamente 500 metros quadrados de área construída, praticamente o dobro do prédio atual da Delegacia. O projeto de reforma foi feito pelo arquiteto Alexandre Koch, que de forma voluntária vem também acompanhando pessoalmente os trabalhos. Através de convênio com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), foi aproveitada a mão de obra prisional, de preso do Instituto Penal (semi-aberto) da Timbaúva e da Penitenciária Estadual do Pesqueiro, ambos de Montenegro. “Isso permitiu viabilizar o projeto”, ressalta a delegada.

Empresas e comunidade ajudaram com doações, além da mão de obra de presos
– Crédito: Luis Fernando Quaresma/Polícia Civil

Para que o sonho se tornasse realidade ocorreu uma grande mobilização, que incluiu não só a comunidade caiense, mas também moradores de outros municípios atendidos pela DP do Caí. Conforme a delegada, cada um contribuiu com o que podia, incluindo materiais e serviços. O Governo forneceu materiais como tinta, portas e louças de banheiro. O restante foi doado pela comunidade, numa obra de reforma e ampliação que teria um custo de cerca de R$ 500 mil. Portanto, a nova delegacia é resultado da união de vários segmentos da sociedade.

Espaço é praticamente o dobro da Delegacia antiga, tendo recebido móveis novos
– Crédito: Luis Fernando Quaresma/Polícia Civil

O novo prédio conta com acessibilidade, além de ampla recepção, cinco salas para os cartórios para depoimentos e investigação, banheiros, duas celas, refeitório e área de convivência. No local onde existia um barranco, nos fundos do imóvel, foi construído um alojamento para os policiais.

Com a nova estrutura, a Delegacia do Caí poderá receber mais policiais e prestar um atendimento ainda melhor para a comunidade. (GSB)

FOTOS: DP caí nova 2, 3 e 4 – Nova Delegacia, também na Rua Cel. Paulino Teixeira, terá uma estrutura bem melhor

Crédito: Luis Fernando Quaresma/Polícia Civil

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here