Crédito: Arquivo dos Bombeiros Voluntários

A Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Salvador do Sul e São Pedro da Serra divulgou as estatísticas de atendimentos realizados pela entidade ao longo de 2019. Foram 356 chamados recebidos, contra 289 registrados em 2018, um crescimento de 23%.

Na área de Salvador do Sul, foram 268 casos, contra 88 ocorrências em São Pedro. Os atendimentos clínicos, que englobam socorros domésticos, seguem dominando as estatísticas dos chamados, com 220 registros. Os acidentes automobilísticos ficaram em segundo lugar, com 40 ocorrências, uma a mais que no ano passado. Casos de quedas (38) e de incêndios (17) também aparecem com destaque no quadro estatístico.

“Casos clínicos sempre somam um número elevado de ocorrências, mas chama atenção o número de acidentes de trânsito, desde os mais simples até os atendimentos mais complicados, com a necessidade de desencarcerramento para socorrer vítimas presas a ferragens. Também preocupa o número de acidentes de trabalho e domésticos, geralmente, quedas de altura considerável”, assinala a presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários, Márcia Forneck.

Além de realizar plantão 24 horas – sem que os plantonistas tenham rendimento algum uma vez que o trabalho é voluntário -, o Corpo de Bombeiros Voluntários disponibiliza cursos de formação de novos bombeiros e Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios (TPCI) a empresas, além de palestras em escolas e orientações para educadores do Ensino Infantil. As atividades são mantidas através de convênios com as prefeituras, repasses de empresas e pessoas físicas e realização de eventos, como o tradicional buffet de cachorro-quente.

Os telefones do plantão dos bombeiros são (51) 995858161 e 993931250.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here