Lançamento oficial do novo videomonitoramento ocorreu hoje na central do 5º BPM - Crédito: ACOM/Prefeitura

Com a presença de autoridades, entre prefeitos, secretários municipais e vereadores, além de comandantes da Brigada Militar, delegados e representantes de entidades, foi lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 28, o novo sistema de videomonitoramento de Montenegro. Numa realização da Prefeitura, juntamente com a Brigada, ocorreu uma apresentação sobre os equipamentos e depois uma visita a central de videomonitoramento. Ao todo, são dezesseis pontos que integram o sistema implantado, composto por 20 câmeras de alta resolução. Segundo a Prefeitura, o software utilizado pela empresa contratada, de última geração, possibilita e permite, através de bancos de dados, identificação de pessoas. De acordo com a Administração Municipal, inovação é pioneira no Rio Grande do Sul e um marco para a segurança do município, bem como Vale do Caí.

Monitoramento é feito na central do 5º BPM
– Crédito: ACOM/Prefeitura

A tecnologia permite a identificação de placas de veículos, que podem estar em situação irregular, inclusive de furto e roubo, além de documentação. E também possibilita a identificação dos indivíduos que circulam pelas ruas, tanto caminhando como em veículos. Isso ocorre através da identificação facial, pelo rosto, onde a imagem da câmara é comparada com o banco de dados e fotos dos indivíduos. Assim podem ser verificadas pessoas procuradas pela Justiça. E as imagens, com aproximação de mais de um quilômetro durante o dia e de 200 metros com uso de infravermelho, também podem detectar ocorrências de delitos, permitindo o pronto atendimento pelos policiais militares. Até mesmo no trânsito, que em breve terá estacionamento rotativo pago no centro, as câmeras serão importantes. “Em Montenegro está instalado o melhor sistema do Rio Grande do Sul”, garante Erasmo Henz, executivo de vendas da empresa DGT Tecnologia em Segurança e Comunicação. Erasmo lembrou que a DGT é uma empresa de Novo Hamburgo, que tem uma experiência de 13 anos no mercado e já está presente em cerca de oitenta cidades, tendo sido responsável pela instalação de mais de 3 mil câmeras.

O vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços – ACI Montenegro, João Batista Dias, elogiou a implantação do novo sistema, que vai garantir mais segurança para a comunidade. Já o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Rogério Pereira Martins, também destacou a importância da nova tecnologia, onde a cidade passa de 5 para 16 pontos monitorados, no centro, Timbaúva e cruzamentos de rodovias. E citou a importância da garantia de manutenção. “Após o treinamento, já estamos operando, 24 horas por dia”, informa.

Equipamentos que foram instalados são de última geração
– Crédito: ACOM/Prefeitura

“Estamos investindo menos de 50 centavos por habitantes”, ressaltou o prefeito Kadu Müller. “Não é custo. É investimento”, completou, sobre a iniciativa de seu governo, visando aumentar a segurança dos montenegrinos. E anunciou que a intenção é de instalar mais câmeras. “Vamos ampliar. Que venham mais vinte”, disse, sob aplausos. Kadu disse que já se trabalha com o estudo de possibilidade de ampliação do sistema, inclusive podendo chegar ao interior, no sentido de combater o abigeato (furto de gado) e outros crimes. “É o que tem de melhor em termos de tecnologia”, ressalta.

Câmeras foram instaladas em mais 11 pontos, além dos 5 já existentes
– ACOM/Prefeitura

O Sistema Integrado de Videomonitoramento conta com uma Central de Controle, localizada no 5º BPM, supervisionado em parceria com Guarda Municipal, e com suporte dado pela DGT Tecnologia. O contrato com a empresa tem validade de 48 meses, com um valor mensal de R$23.694,98, sendo que no fim do mesmo, os equipamentos passam a ser do município. Neste montante está incluso o projeto executivo, toda a infraestrutura e a implantação para o funcionamento do sistema, manutenção, reparos, troca de equipamentos, caso necessário, e treinamento para os operadores.

Os pontos determinados contam com câmeras PTZ Speed Dome de qualidade profissional, com resolução Full HD e operação em 360°, unidade de supervisão remota e proteção antivandalismo, bem como câmeras fixas de qualidade Full HD em pontos estratégicos. Ao todo, serão instaladas quinze e cinco câmeras respectivamente. O estado de funcionamento dos equipamentos em cada um dos pontos é monitorado remotamente, em tempo real, pela equipe da DTG, a fim de manter o sistema em pleno estado de funcionamento.

Pontos com câmeras:

– Capitão Cruz e São João

– José Luís e João Pessoa

– Olavo Bilac e Assis Brasil

– Osvaldo Aranha e rodovia Maurício Cardoso

– Santos Dumont e Buarque de Macedo

– Flores da Cunha e Buarque de Macedo

– Ramiro Barcelos e Ernesto Zietlow

– Buarque de Macedo e Ênio de Freitas Castro

– Bruno de Andrade e Torbjorn Weibul

– Estrada das Américas e Antônio Inácio de Oliveira Filho

– Avenida Júlio Renner e Hans Varelmann

– José Luís e Ramiro Barcelos

– Osvaldo Aranha e Capitão Cruz

– Santos Dumont e Ramiro Barcelos

– Olavo Bilac e Ramiro Barcelos

– Bruno de Andrade e Hans Varelmann

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here