O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença | Reprodição/FN

A química medicamentosa tem originado inúmeras doenças pelos seus efeitos adversos, chegando a causar nos Estados Unidos, 15 mil óbitos por  mês, sendo está a terceira causa de mortes, só sendo superada pelo infarto do miocárdio e pelo câncer.

O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, pois a utilização inadequada pode esconder determinados sinais e sintomas, que se bem interpretados proporcionarão o diagnostico precoce. Sempre é bom lembrar que o corpo é mais sábio que qualquer medicina. Diagnostico precoce e tratamento correto é a chave do sucesso de qualquer tratamento médico.

Ao ingerir algum medicamento o corpo pergunta – O que é isso? E muitas vezes reagem com uma síndrome alérgica, expurgando o fármaco utilizado, fazendo a limpeza desse corpo estranho.

Em inúmeros países do mundo, a prescrição de antibióticos só é possível com a receita médica, visto que a população bacteriana está cada vez mais resistente, comprometendo a atuação desde agentes antimicrobianos. Já existe no mundo super bacterias resistentes a todos os antibióticos conhecidos.

A auto medicação muitas vezes é vista como uma solução para o alivio imediato de alguns sintomas, podendo trazer conseqüências mais graves do que se imagina.

O uso irracional de medicamentos pode se caracterizar pelo uso inadequado ou mesmo abusivo da automedicação, quando em desacordo com as boas diretrizes clinicas. Muitas vezes é cometido o engano da não percepção da data do vencimento dos medicamentos, acarretando deficiência da dose recomendada. Havendo sempre o risco de a automedicação mascarar o quadro clinico de uma doença, retardando o diagnostico precoce, prejudicando e prolongando a evolução normal da doença.

Nos Estados Unidos existe orientação pediátrica para não receitar antitérmico em quadros febris, por ser a febre o mecanismo de defesa do organismo, formando anticorpos, incinerando o agente infeccioso e sendo um sinal de alerta para o quadro agudo infeccioso.

Diagnostico precoce e o tratamento correto são possibilidades evolutivas para todas as doenças infecciosas. A grande maioria das infecções virais febris não requer o uso de antibióticos e o organismo dentro das suas sabedorias naturalmente consegue sair dessa situação conflituosa. Muitas vezes não atrapalhar já e uma vitoria, deixando o processo infeccioso seguir a sua evolução natural, desde que não haja risco existencial.

Deixe seu comentário