a testosterona previne o envelhecimento e a progesterona evita muitas formas de câncer, entre outras virtudes desses fabulosos hormônios sexuais | Reprodução/FN

Após a descoberta do genoma humano, algumas verdades cientificas foram descobertas, onde uma das tantas é a nova visão do processo do envelhecimento. A divisão celular encurta o telômero, que são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA, estando no cromossomo celular. O encurtamento do telômero é um dos processos de envelhecimento. As células estão em constante divisão celular, com exceção das células musculares e cerebrais e com isso o telômero vai encurtando.

Descobriu-se que a testosterona, hormônio sexual é o que faz o bloqueio para evitar o encurtamento dos telômeros, entre tantas virtudes deste maravilhoso hormônio. A testosterona deve ser indicada para prevenir o envelhecimento a partir dos 50 anos de idade para ambos os sexos. O uso correto da testosterona é a via transdermica e na forma bioidêntica, sempre propiciando o bloqueio das enzimas aromatase e 5-alfa-redutase para evitar as contra-indicações do seu uso rotineiro. Com o avanço da senilidade está indicado o uso de progesterona e testosterona para ambos os sexos. A utilização desses hormônios sexuais aumenta a libido, mantém natural a massa muscular, protege contra varias patologias e previne o envelhecimento.

Um artigo publicado recentemente por pesquisadores endocrinologistas de Harvard, John R Lee e Joseph Mercola, sob o titulo de – “Progesterona para homens?” Explica e orienta porque deve ser receitado também para homens tendo em vista ser a progesterona quem faz o bloqueio da enzima 5-alfa-redutase, que surge a partir da testosterona na produção da dihidro-testosterona, cinco vezes mais potente que aquela e com efeitos lesivos.

São virtudes obtidas através do uso da progesterona o estimulo a ativação do gene (P53) que mantém a proliferação celular sob controle evitando com isso o surgimento de inúmeros cânceres, alem de reduzir a acne e a calvície. Já o gene (BCL2) é o que estimula a proliferação celular, sendo cancerígenos. Descobertas cientificas comprovaram que o estradiol ativa o gene cancerígeno (BCL2) e a progesterona ativa o gene anti-cancer (P53). A dose para os homens deve ser a metade dos valores destinados as mulheres.

Conclusão que se faz necessária é que a testosterona previne o envelhecimento e a progesterona evita muitas formas de câncer, entre outras virtudes desses fabulosos hormônios sexuais.

Deixe seu comentário