Já é de costume e de longa data os produtores de tangerinas (bergamotas) em nosso meio, colhe-las com folhas. Uma tradição que, hoje após pesquisas demonstram sendo condenável. Ainda que possa ser uma forma de apresentação ao mercado consumidor, verde das folhas com a cor amarelada da fruta, porque não dizer cor do Brasil.

Talvez seja um diferencial, mas com pouco fundamento ou quem sabe nenhum, ou ainda por facilidade de colheita. Pois vejamos: frutas colhidas com folhas, são passíveis de serem condenadas pelo consumidor tão logo as mesmas estejam murchas e secando, considera-se que a fruta também assim o esteja. O galinho como não tem como se alimentar da planta, usa o processo inverso e suga substancias para sobreviver da fruta, diminuindo dela sua umidade (suco). Por outro lado dificulta o processo de sanidade da fruta junto aos packings-houses (empresas processadoras de frutas), pois não tem como efetuar qualquer processo de lavagem, higienização, polimento e aplicação de ceras protetivas nas mesmas para melhor apresentação que levarão inclusive a maior tempo de conservação junto ao mercado consumidor. Temos ainda um grande e grave problema, e, este recai sobre o produtor, pois folhas sempre foram e serão uma via de condução das inúmeras doenças que existem nos pomares sendo transportadas pelas vias de acesso contaminando toda uma região, por mais que sejam feitos tratamentos nos pomares, pois sempre temos pomares menos protegidos. De outra forma em pesquisa realizada junto à mercados, vimos consumidores desgalhando os ramos das frutas alegando que estão comprando frutas e não galhos, restando no fim do dia grandes quantidades de ramos e folhas pelas bancas, o que não recomenda bem, pois a cada momento funcionários efetuando a limpeza dos mesmos.

Existe legislação sobre o assunto, proibindo o transporte interestadual de frutas com ramos e folhas já por motivos bem explícitos que é o da proliferação de doenças, bem como ainda qualquer material de propagação de variedades frutíferas, galhos com borbulhas não deverão conter folhas.

As considerações que nos levam a nos manifestar sobre tal assunto, é que cientificamente tais práticas são desaprovadas totalmente, pois, dificultam o manejo adequado de doenças em uma região contaminada, tais atitudes não contribuem de forma alguma à erradicação de doenças e pragas que cada vez estão mais agressivas e resistentes.

Portanto, vamos nos aliar a práticas e manejos mais adequados, proporcionando métodos e processos mais inteligentes em nossa lidas de colheitas, assim com certeza quem sabe poderemos chegar a melhores resultados de sanidades em nossos pomares.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here