Universitários auxiliam os alunos no ensino remoto - Crédito: Prefeitura

A Educação de Tupandi está inovando e apresentou um projeto de integração entre estudantes universitários e alunos da educação básica.

Com o título “Juntos , construímos o futuro!”, o projeto foi lançado no dia 22 de março com a apresentação da proposta na reunião entre os gestores da Educação do município.

Desde julho de 2006, Tupani vem se destacando por acreditar e incentivar a educação e qualificação de seus estudantes por meio de uma lei que visa auxiliar na qualificação profissional. Esta lei prevê o pagamento de até 50% do custo de cursos técnicos e profissionalizantes e até uma disciplina nos cursos de graduação de nível superior. Como forma de retorno ao investimento, os estudantes devem cumprir uma carga horária semestral de serviços comunitários, que vão desde cuidar de praças públicas até auxiliar nas diferentes secretarias da esfera municipal.

Crédito: Prefeitura

Entretanto, nesse ano de pandemia o projeto teve que se reinventar e se adaptar ao momento, passando a utilizar o serviço dos universitários de uma forma diferente. “Pensamos em uma proposta diferente, inovadora, que aproveitasse melhor o capital intelectual que os estudantes universitários dispõem e que suas ações tivessem um impacto direto na educação do município”, destaca a diretora da Escola São Francisco, Vivian Flach.

O objetivo do projeto é estabelecer uma parceria entre os estudantes universitários e os alunos da educação básica que necessitam de apoio tecnológico e pedagógico neste período de atividades remotas. Nesse sentido, propõe-se que cada um desses estudantes universitários auxilie dois ou mais alunos, no processo de desenvolvimento das atividades de estudo ofertadas pelas escolas de ensino fundamental do município.

Segundo a secretária de Educação, Salete Junges, esta aproximação e integração poderá beneficiar ambos, pois os estudantes universitários irão dispor da oportunidade de experimentar práticas de interação, comunicação e compartilhamento com outras pessoas; além de conhecer realidades diferentes das suas. Já os alunos da educação básica estarão sendo beneficiados com um acompanhamento direto de um tutor universitário, sendo este uma fonte de inspiração para que prossiga com seus estudos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here